Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

18 novembro 2011

Notícias de Folha de Goiás Notícias nesta Sexta Feira dia 18.11.2011

Em crise, Unimed evita na Justiça a transferência de 20 mil clientes


Brasília-DF

Diego Amorim
Publicação: 18/11/2011 07:42 Atualização:
Prestes a vencer o prazo para transferir seus quase 20 mil clientes para outra operadora, a Unimed Brasília,em grave crise financeira, conseguiu na Justiça mais tempo para tentar sair do vermelho. A empresa não quis se pronunciar ontem sobre a decisão e ficou de divulgar hoje uma nota oficial. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) havia determinado a alienação da carteira da Unimed até a próxima segunda-feira. A ordem foi suspensa temporariamente.

Após minucioso processo administrativo, a agência reguladora decidiu interferir na empresa “considerando as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”. A determinação para que os clientes fossem remanejados consta na Resolução Operacional nº 1.095, publicada no Diário Oficial da União de 20 de outubro. Em janeiro deste ano, segundo a ANS, a empresa acumulava dívida de R$ 94 milhões.Naquela mesma data, o órgão ligado ao Ministério da Saúde iniciou novo acompanhamento fiscal da empresa. Ao analisar as contas da Unimed, a ANS verificou incapacidade de mudança de cenário. Não é a primeira vez que a operadora com 33 anos no mercado brasiliense enfrenta uma crise. Há quatro anos, a empresa passou por situação ainda mais grave ao ter a liquidação decretada.AjudaDessa vez, para se manter de pé, a Unimed conta com a ajuda de gestores da Fundação Dom Cabral, eleita a quinta melhor escola de negócios do mundo. Mesmo assim, não conseguiu evitar a aflição de usuários, que ameaçaram debandada. Contratos que poderiam melhorar a saúde financeira da empresa também acabaram adiados após a ordem de transferência da carteira.Na época, a direção da Unimed alegou ser vítima de “decisão arbitrária”. A presidente da empresa em Brasília, Sylvia Carvalho de Oliveira, em momento algum negou os problemas econômicos da empresa. Mas responsabilizou gestões anteriores pela situação. A meta da operadora, disse ela, era colocar as contas em dia até janeiro de 2012.O diretor adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Leandro Fonseca, chegou a rebater as insinuações da Unimed e deixou claro que “motivos bastante fortes” levaram à publicação da Resolução Operacional nº 1.095. “Fazemos o nosso trabalho com base em dados. Nosso maior interesse é preservar a assistência do beneficiário”, comentou Fonseca, em entrevista ao Correio.Funcionários da Unimed Brasília reclamam de salários atrasados, não recebimento do vale-alimentação e problemas no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por meio da assessoria, a empresa informou que as queixas relatadas pela reportagem seriam discutidas durante assinatura da convenção coletiva de trabalho, marcada para a próxima segunda-feira.EstruturaA Unimed Brasília conta com cerca de 300 médicos cooperados, que atendem nas mais diversas especialidades em consultórios próprios e em salas do Hospital Planalto, na 914 Sul. A crise em questão envolve somente a Unimed Brasília. Há outras três empresas ligadas à marca na capital federal: a Unimed Centro-Oeste Tocantins, a Unimed Seguros e a Unimed Central Nacional.Fique atentoA Unimed continua obrigada a manter o atendimento. Caso haja alguma recusa no atendimento em clínicas ou hospitais, o usuário deve denunciar à ANS pelo telefone 0800 701 9656.

PAC terá obras para Goiás, diz ministro


 Goiás
sexta-feira, 18 de novembro de 2011, 06:39


O governador Marconi Perillo (PSDB) foi informado oficialmente ontem pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, do anúncio de investimentos federais em Goiás ainda este ano. Em audiência, o ministro confirmou ao governador que virá a Goiás no próximo dia 1º para assinar convênios para construção de casas populares, obras de saneamento básico e ainda a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Eixo-Anhanguera. Marconi saiu animado da audiência, após receber a confirmação do ministro de que os recursos foram inseridos no PAC III.
O tucano também foi recebido em audiência pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale. O executivo confirmou a superação dos entraves jurídicos entre o consórcio de empresas e o Tribunal de Contas da União (TCU) que impediam a retomada das obras de construção do novo Aeroporto de Goiânia.
Na conversa com Marconi, o presidente da Infraero acenou também para aquisição de uma área pertencente à Embrapa, o que permitiria a ampliação da pista do aeroporto, que transporia a BR-153. Em entrevista, o governador cumprimentou a bancada federal pelo envolvimento na causa do aeroporto e as ações da presidente Dilma Rousseff, no sentido de acelerar o processo de retomada das obras. 
Gustavo do Vale, em entrevista à imprensa, logo após a audiência com Marconi, afirmou que a prioridade é resolver a questão da retomada das obras, depois viriam os investimentos da ampliação da estrutura aeroportuária. De acordo com o presidente da Infraero, o contrato que será executado prevê a construção de oito fingers (túneis de embarque). Mas é intenção da empresa, depois de concluídas as obras, construir pelo menos mais quatro.
Na parte da manhã, o governador participou, no Palácio do Planalto, a convite da presidente Dilma Rousseff, do lançamento programa Viver sem Limite, que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Marconi garantiu que o Viver sem Limite será replicado em Goiás. Durante o evento, a presidente Dilma deixou por alguns instantes a imagem de gerente durona, se emocionou e chegou até a chorar no anúncio do pacote de ações para portadores de deficiência. O plano prevê a reserva de 5% das vagas do Pronatec e aquisição de 2,6 mil ônibus especiais para alunos com deficiência.
Cultura
Marconi anunciou ontem à noite, em solenidade da  entrega do Troféu Jaburu e de prêmios às pessoas que se destacam no setor cultural em Goiás, envio de mensagem à Assembleia Legislativa que pede a transformação da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) em Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.
Na mensagem, o governador explica a necessidade da criação da secretaria, que visa atender recomendações do Ministério da Cultura. Ele disse que o governo dará ajuda de custo a todas as entidades culturais de Goiás e que o Conselho Estadual de Cultura terá maiores participações nos processos referentes à área. (com AE)
Folha: 10:03
Fonte: O HOJE DE GOIÂNIA-GO


Dilma dá sobrevida a Lupi para deter ala do PDT


Brasil
Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 18/11/2011 8:41
  
Desafiada por um racha no PDT, a presidente Dilma Rousseff concedeu sobrevida de tempo indeterminado ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ao detectar um movimento para torná-la refém da ala do PDT que quer derrubar o ministro e ocupar sua cadeira, Dilma resolveu pôr um freio de arrumação na 'faxina'. O objetivo é sinalizar ao aliado que é ela quem decide a hora de tirar e nomear auxiliares.
Ex-integrante do PDT, partido que ajudou a fundar no Rio Grande do Sul, Dilma tenta resistir à política de conspiração levada a cabo por dirigentes da sigla. Embora Lupi não tenha explicado quem pagou o avião King Air providenciado pelo empresário Adair Meira para ele viajar ao Maranhão, em dezembro de 2009, o governo avalia que sua situação não se complicou no depoimento prestado ontem à Comissão de Assuntos Sociais do Senado.
O Planalto considerou 'grave' a denúncia, feita pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), de que o aluguel do King Air consta da prestação de contas de convênios do Ministério do Trabalho com a ONG Pró-Cerrado. Dilma, porém, exige provas, até agora não apresentadas pela senadora. Meira é dono de uma rede de ONGs que tem negócios suspeitos com a pasta. São convênios que ultrapassam a cifra de R$ 10 milhões.
Na prática, Lupi não está livre da degola, mas Dilma só o dispensará se houver indícios concretos de seu envolvimento em corrupção. A intenção da presidente é preservá-lo até a reforma ministerial, prevista para o fim de janeiro ou começo de fevereiro de 2012. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Folha 9:58

16 novembro 2011

''Na hora certa, a população saberá escolher o melhor''


SENADO CANEDO-GO

Fleurymar de Souza, mirelle irene e Ivan Mendonça

Por ajustar  o compasso de sua administração aos exemplos do antecessor e padrinho político, o prefeito de Senador Canedo, Túlio Sérvio, desfila o rosário de suas realizações com muito orgulho. Enfatiza ter dado sequência à linha administrativa que “alterou profundamente a fisionomia da cidade  para melhor”. Garante fazer muito mais nos próximos anos porque acredita no senso de avaliação da comunidade. Médico profissional, gestor público por circunstância, Túlio garante ter a receita certa para fazer de Senador Canedo “a melhor cidade para se viver”.

O HOJE – Como o senhor avalia a sua administração?
Túlio Sérvio – A grande dificuldade da nossa cidade é a falta de água, esse é o nosso grande problema. Estamos empenhados em superar esse desafio e já podemos comemorar alguns avanços, mas não vamos descansar enquanto não resolvermos o problema, atendendo a demanda da população.

Com essas realizações que o senhor vai se apresentar à população para pedir a reeleição?
Olha, não só com essa da questão da água, mas com muitas outras. Estamos construindo uma unidade de pronto-atendimento...

Então, o senhor confirma que é candidato à reeleição?
Eu sou pré-candidato, mas a política não é minha meta agora. Estou dedicado a construir a unidade de pronto-atendimento, que é um belo pronto-socorro, para Senador Canedo. Fizemos uma parceria com o governo federal e estamos agora em fase licitatória de quatro creches e já estamos construindo uma. Vamos construir cinco creches e concluir cinco quadras cobertas, tudo fruto da parceria com o governo federal.

O senhor tem parceria com o governador Marconi?
Não, eu tenho um relacionamento muito bom com o governador Marconi, mas um relacionamento institucional, em obras não. Agora, sim, o governador está recuperando o asfalto da GO-536, que liga a estrada de Bela Vista, na altura da Goiáscarne, até Senador Canedo. Então, isso é realmente muito bom para Senador Canedo, porque era uma pista única e estava muito esburacada.

Mas ele convidou o senhor para uma parceria, para operar, administrativamente, em conjunto?
Nós tivemos vários contatos e num que dependeu dele, foi o da Hipermarca para Senador Canedo. O secretário de Indústria e Comércio nos convidou para uma reunião na secretaria, junto com os diretores da Hipermarca. A Prefeitura de Senador Canedo ofereceu cinco alqueires, sem custo algum para a empresa.  Foi o Reginaldo, ex-presidente da OAB do Brasil, que nos deu 13 alqueires, e nós repassamos para a Hipermarca, sem receber um centavo.

Dizem que governar Senador Canedo é fácil, devido ao volume de arrecadação,  é isso mesmo?
Olha, realmente o orçamento da prefeitura é bom, mas não teríamos o que temos hoje nesse campo de obras se  não tivéssemos a parceria do governo federal. Então, hoje, sou muito grato à presidente Dilma, que nos tem auxiliado, nos tem doado muito.

Qual é o orçamento hoje?
Hoje nós estamos em uma faixa de R$ 13 milhões.

O senhor é empresário?
Não, eu sou médico, e estou em Senador Canedo há 18 anos. Não me interessava por política, e chegou um dia em que o Vanderlan (Vanderlan Cardoso, ex-prefeito) me convidou para ser o seu vice e aceitei.

O Vanderlan é fundamental no projeto de sua reeleição?
Eu acho que ele é fundamental para qualquer candidato de Senador Canedo. Nos palanques, ele reafirmou que eu sou o candidato dele e que irá de casa em casa pedir voto para mim. 

Ele é um empresário bem-sucedido, o senhor é médico. Isso facilita, hoje na política, o fato de o senhor não ser político?
Ser médico é uma coisa, ser político e administrador de uma cidade como Senador Canedo é muito diferente. Às vezes, nós não estávamos acostumados com a política de certos politiqueiros, mas eu acredito que nós, como o Vanderlan, que saiu do meio empresarial, administramos bem. É a vontade de fazer o melhor para cidade que faz você superar dificuldades. Agora, é preciso ter vontade de fazer e fazer a coisa certa. A Hipermarca vai dar 3 mil novos postos de trabalho e os impostos que ela vai deixar para o município é maior do que a Petrobras nos dá hoje. A cidade terá uma qualidade de vida excelente. Tenho o compromisso de fazer de Senador Canedo a melhor cidade do entorno de Goiânia para se viver.

Qual o percentual de investimento que o senhor tem para educação e saúde, dois setores cruciais para que o município não corra o risco de virar cidade-dormitório,  devido à proximidade com a capital?
Nós temos quatro polos industriais. Um deles, que é a Canaã, está sendo concluído e ali teremos 170 galpões de mil metros, para o setor de  confecções. Nós estamos levando grandes empresas para lá. Pretendemos levar a Creme Mel, mas o Paulo (prefeito de Goiânia) não quer deixar. Temos um polo moveleiro, são 14 grandes fábricas de móveis. Então, temos consciência de que precisamos investir em educação, formação de mão de obra, em saúde. Enfim, acudir todos os setores que interessam a população. 

O senhor é filiado ao PSB, esse partido é do Junior Friboi, que é candidato ao governo, e Vanderlan também é pré-candidato ao governo. E agora?
Tivemos reuniões com o Junior, realmente o projeto dele é ser governador, e isso todo mundo já sabe. O projeto do Vanderlan também é o governo, mas o maior projeto é o projeto Goiás. Então, nosso pensamento é unir as oposições.

Hoje, quem está melhor: Vanderlan ou Junior Friboi?
O Vanderlan já foi submetido a um teste muito rigoroso e obteve mais de 500 mil votos, então ele é uma grande liderança do Estado. Eu acredito que, como ele já passou nesse teste, acho que ele é a grande liderança.

Como enfrentar pretensos adversários que pensam em transferir o domicílio eleitoral para sua cidade e disputar a prefeitura?
Eu respeito qualquer candidato, mas quem nunca fez nada pela cidade deverá ser julgado pela população. Ela vai saber escolher quem fez e quem não fez, e isso é democracia.

E esse candidato novo do PSDB que acaba também de se filiar, o Zé Melo?
O Zé Melo é secretário nosso de Indústria e Comércio e também exerceu o mesmo cargo na administração do Vanderlan. É nome de confiança do Vanderlan e nós queríamos conhecer todos os secretários, porque a máquina funcionava muito bem. Agora, ele foi para oposição e nós temos que respeitar desejo dele, é um sonho dele sair candidato a prefeito. 

O que está despertando tanta cobiça em Senador Canedo?
Bom, o interessante é que até oito anos atrás, ninguém queria ser candidato a prefeito em Senador Canedo. Depois que o Vanderlan fez essa grande transformação que todos reconhecem, os forasteiros estão de olho ali. O que importa é que a população é sábia, na hora certa ela vai saber quem fez e quem não fez, escolhendo o melhor. O que sei é que estou trabalhando muito, não tenho hora para descanso, estou focado nas obras, para que possamos ser avaliados no final desta administração. 

O senhor está pronto para disputar o voto?
Estou. Eu não pensava em entrar na política, mas como  vi que nós poderíamos seguir aquela linha de desenvolvimento implantada pelo Vanderlan, resolvi aceitar os desafios.  Estou em Senador Canedo há 18 anos, conheço profundamente suas carências e estou disposto a me dedicar, com todas as minhas energias,  para construir uma cidade melhor para aquela merecida população. 

O senhor disse que é médico, mas o discurso político do senhor é perfeito...
Como médico, eu trabalhei 16 anos na maioria dos bairros de Senador Canedo. Eu fiz muitas amizades, conheço a necessidade de cada morador da cidade de cada região, tenho afinidade com todos.

Como é o seu relacionamento com o governador Marconi Perillo?
O que o governador quiser levar para Senador Canedo, eu estou pronto, de braços abertos, para receber. Olha, sobre as parcerias que eu tenho com o governo do Estado, vale ressaltar o banco de horas – quando eu entrei era de R$ 30 mil, subiu para R$ 50 mil. Viaturas locadas para Polícia Militar, alimentação, pessoal de apoio. Pagamos 32 funcionários do Vapt-Vupt e fornecemos funcionários para o Procon, pagamos aluguel para o Detran.

FONTE: O HOJE DE GOIÂNIA-GO

Lupi dá explicações a Dilma ainda nesta quarta

Brasil
estadao.com.br, Atualizado: 16/11/2011 12:38

Já está acertado que o ministro Carlos Lupi vai nesta quarta-feira, 16, ao Planalto dar novas explicações sobre as suspeitas envolvendo a sua administração à frente da pasta do Trabalho. Segundo um assessor da Presidência, o encontro não tem hora marcada, mas ficou acertado que será 'ao longo do dia'.
A avaliação no Planalto é de que a situação do ministro ficou política e administrativamente 'insustentável'. Segundo um assessor de Dilma, Lupi vai precisar ser muito convincente nas explicações para ser mantido no ministério. O ministro foi desmentido pelo dono da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, que ele disse não conhecer. A pró-Cerrado, que tem sede em Goiânia, tem quase R$ 14 milhões de verba pública em convênios com o Trabalho.
Em entrevista ao Estado, Meira não só afirmou que conhece o ministro, como admitiu que foi ele quem indicou a um ex-secretário do ministério, Ezequiel Nascimento, a empresa Aerotec, de Goiânia, para contratar o avião King Air que transportou de favor o ministro Lupi pelo interior do Maranhão, em dezembro de 2009. Essa e outra viagem, em um Sêneca, também pelo interior do Maranhão, na mesma data, mas em outra trecho, também teria sido um 'presente' ao PDT.
Na manhã desta quarta também, a oposição consegiu aprovar o convite de requerimento de Lupi para prestar esclarecimentos na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Não houve resistência por parte dos governistas e a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) chegou a subscrever o requerimento junto com o tucano.
Folha: 15:28

15 novembro 2011

''O PSDB não pode ficar esperando o Demóstenes''


Goiânia-GO

Com o cuidado de não atirar gasolina à fogueira das vaidades, o presidente do diretório estadual do PSDB, Paulo de Jesus (foto), acha que esperar a definição do senador Demóstenes Torres, prevista para julho do próximo ano, é um risco. Ele afirma que o PSDB deve acelerar o passo e se pôr na vanguarda das decisões sobre a disputa da Prefeitura de Goiânia.

O HOJE:  Como está o PSDB  em Goiás?
Hoje temos um partido implantado em 245 municípios, só não demos conta de implantar o partido em Professor Jamil. Mas até o final do ano tudo será resolvido.
Qual é a expectativa do partido em termos de conquista de prefeituras?
Nós tivemos, em 2004, 84 prefeitos. Queremos chegar pelo menos a essa mesma quantidade. Pela radiografia que temos nós devemos lançar candidatos em 160 ou 170 cidades.
Como que o PSDB vai superar suas dificuldades para conseguir eleger um prefeito em Goiânia?
Olha, pela pesquisa que circulou recentemente, todos os candidatos têm chances, mas é óbvio que os números refletem a vantagem de  quem está na mídia, como é o caso do prefeito Paulo Garcia, do senador Demóstenes Torres, que está fazendo um grande trabalho, e do deputado Túlio Isac, que tem um programa de televisão. O Paulo não conseguiu nem mudar a marca dele. Ele deveria estar muito mais bem avaliado. Estamos vendo também que 82% da população não está focada em eleição hoje. É preciso ressaltar que o governo Marconi ainda está consertando os estragos bem maiores no Estado.
Isso indica que ele poderá ser um páreo duro nas próximas eleições, com seu apoio ao candidato da base?
Nós temos planejamento, temos quatro linhas de desenvolvimento para Goiás. No caso de Goiânia,  estamos fortalecendo a máquina partidária e fazendo um trabalho conjunto. Tanto é que criamos o PSDB metropolitano, que trabalha Goiânia e mais 19 municípios do Entorno de Goiânia. 
Tem quatro pré-candidatos no PSDB?
Exatamente, e tem dois que estão atuando mais: Fabio Sousa e o Leonardo Vilela,  mas de qualquer maneira surgiu a história das prévias e o Leonardo disse outro dia que deveria ser antecipado para este mês. Ele anunciou na coluna  do Ivan, que quanto mais cedo fosse definido o candidato tucano, melhor.
Dá para esperar a decisão do senador Demóstenes até julho do próximo ano?
Não, o PSDB não vai esperar, porque aconteceu isso muitas outras vezes e a base aliada saiu prejudicada nesse encaminhamento. Não podemos correr esse risco novamente, porque é muito importante o projeto de Goiânia, Aparecida, Anápolis.  Temos de definir tudo com mais brevidade.

Então a solução seria dar um ultimato ao Demóstenes, para que ele assuma se é ou não é candidato?
Não, não acho que se deva dar um ultimato, acho que tem de se chegar a essa percepção, inclusive no DEM, que faz parte da nossa base, para a gente ter um projeto vitorioso e nos preparar para 2014. Precisamos estar unidos para começar a deslanchar esse processo agora, e que só unidos nós vamos chegar lá.

Fonte: O Hoje de Goiânia
Folha: 12:58

Dono de ONG é mais um a desmentir Lupi ao confirmar voo com ministro


Brasil
Por LEANDRO COLON / BRASÍLIA, estadao.com.br, Atualizado: 15/11/2011 3:01

O dono da entidade Pró-Cerrado, Adair Meira, disse em entrevista ao Estado na noite de ontem que viajou com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, num avião particular durante visita oficial a cidades maranhenses em dezembro de 2009. 'Eu viajei com o ministro num trecho, isso eu confirmo', afirmou.
A confirmação desmente a declaração dada pelo ministro à Câmara dos Deputados na semana passada de que não conhecia o dono da Pró-Cerrado nem voara com ele. 'Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço. Não tenho nenhum tipo de relação com ele', afirmou Lupi. Ao Estado, Adair Meira foi categórico: 'O ministro está confuso em dar esta declaração'.
O voo compartilhado por Lupi com Adair, um empresário-ongueiro que mantém contratos suspeitos justamente com a pasta comandada pelo presidente licenciado do PDT, coloca o ministro em rota de colisão com o Congresso e com o Planalto.
O dono da Pró-Cerrado afirmou ao Estado que indicou a aeronave a ser alugada para a viagem, mas negou que tenha arcado com os custos. 'Eu não paguei. Eu indiquei a companhia', disse. O avião King Air usado na viagem foi alugado numa empresa de táxi aéreo de Goiânia, sede da entidade Pró-Cerrado.
Adair disse que atendeu a um convite do ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego Ezequiel Nascimento para ir de Brasília a Grajaú, no Maranhão, em dezembro de 2009. O tour que reuniu ministro, assessores e o empresário foi para promover um programa do ministério de qualificação profissional. Segundo o empresário, o ministro Carlos Lupi não estava no voo desde de Brasília. 'Eu viajei com o ministro, acredito, no trecho entre Imperatriz e Timon', disse o dono da Pró-Cerrado, entidade que já recebeu R$ 13,9 milhões do Ministério do Trabalho e é suspeita de desvio de recursos.
Adair confirmou que, além de Lupi, estavam na aeronave o ex-governador do Maranhão Jackson Lago (já falecido), Ezequiel Nascimento e Weverton Rocha, ex-assessor de Lupi.
Em sua defesa, Lupi alegou que o PDT pagou as despesas daquelas viagens ao Maranhão. 'Eu não sei quem pagou. Acho que essa versão de que foi o PDT pode ser verdade', disse Meira.
A ONG. Com foco de atuação na formação profissional do jovem, a Pró-Cerrado foi beneficiada com R$ 13,98 milhões em oito convênios assinados desde 2008 com o ministério de Lupi.
Dados do Portal da Transparência do governo federal revelam que a ONG criada em 1994, em Goiânia, já recebeu a maior parte do dinheiro. Apenas os últimos desembolsos somaram quase R$ 5 milhões.
Os volumes mais expressivos de pagamentos foram feitos no primeiro semestre deste ano, quando a fundação já era apontada como uma ONG com suspeitas de irregularidades e depois da aproximação de Lupi com Adair.
No final de março, a Pró-Cerrado chegou a receber de uma só vez R$ 1,14 milhão para desenvolver programa de qualificação profissional de 4.626 trabalhadores em Goiás, Pernambuco e Paraná. Esse convênio prevê um desembolso total de R$ 3,8 milhões, com um custo de R$ 828,39 por trabalhador.
O último pagamento foi feito há pouco mais de um mês, no início de outubro, quando foram liberados R$ 450 mil para um convênio de qualificação de 2.020 profissionais, com curso de formação de carpinteiro, pedreiro e encarregado de obras civis na região do município de Ipojuca, em Pernambuco. Nesse convênio, cada curso vai custar R$ 743 por trabalhador. Em outro convênio, a Pró-Cerrado recebeu R$ 1,88 milhão para treinar 2.505 profissionais afrodescendentes. Custo por trabalhador: R$ 750,50.
As informações do Portal da Transparência mostram ainda que quase 13% de todos o dinheiro de convênios assinados entre Trabalho e municípios de Goiás foram para a Pró-Cerrado.
Folha 12:50

13 novembro 2011

DF registra quase dois sequestros relâmpagos por dia e assusta brasilienses


Brasília-DF
Publicação: 13/11/2011 08:19 Atualização: 13/11/2011 08:37
Após ser levada por bandidos, a aposentada Marisa* vendeu o carro e não dirige mais: medo constante (Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Após ser levada por bandidos, a aposentada Marisa* vendeu o carro e não dirige mais: medo constante

Após passar cerca de duas horas em poder de criminosos, *Marisa, 69 anos, decidiu vender o carro. Vítima de sequestro relâmpago no último dia 24, a aposentada mudou os hábitos radicalmente (leia depoimento na página 30). O episódio de violência a fez desistir de dirigir, sair à noite e ir a locais públicos sozinha. Até as visitas à casa da filha passaram a ser feitas com menor frequência.

Ela faz parte de um grupo cada vez maior de brasilienses que abriu mão de uma rotina em nome da segurança. O medo se justifica pela quantidade de homens e mulheres levados por marginais em saídas de bancos, próximo a bloco residenciais ou em áreas de comércio. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) indicam que, nos primeiros nove meses de 2011, 470 pessoas foram mantidas reféns por bandidos após serem abordadas em locais públicos. Média de quase duas ocorrências por dia.

Embora as autoridades insistam em dizer que a maior parte desses casos são ocorrências de roubo com restrição de liberdade, para essas pessoas, que ficaram minutos ou horas em poder dos bandidos, elas foram vítimas de sequestro relâmpago. Apenas nos últimos 30 dias, levantamento feito com base em matérias publicadas pelo Correio mostra que 12 cidadãos entraram para as estatísticas ao terem sua liberdade cerceada por ladrões, indicadores que consolidam o delito de sequestro relâmpago como um dos mais comuns na capital.

Diferentemente de outras formas de violência, como o homicídio, em que há incidência maior em cidades mais carentes, a modalidade criminosa prevista no artigo 158 do Código Penal Brasileiro (CBP) ocorre em todas as regiões administrativas. Prova de tal pulverização é que, no último dia 3, três mulheres se tornaram reféns de jovens armados no Lago Norte, no Guará e no Riacho Fundo 2, respectivamente bairros de classe alta, média e baixa. Nos três episódios, as vítimas não conseguiram registrar ocorrência devido à greve da Polícia Civil. Para piorar, apenas três dos sete envolvidos nos crimes foram identificados e presos. Os outros quatro continuam foragidos.

O medo de acabar nas mãos de gente mal-intencionada fez com que os moradores de Brasília passassem a tomar mais precauções nas tarefas do dia a dia. Numa observação mais atenta na saída de uma movimentada agência bancária da Asa Norte, percebe-se a preocupação dos usuários. Uma senhora de 49 anos, após fazer uma transação bancária, espera um táxi dentro do banco. Para aumentar sua segurança, ela anda sempre com uma amiga. A mulher tem motivos de sobra para redobrar a vigilância pessoal. Há 10 meses, a sobrinha dela foi sequestrada quando chegava em casa, na 103 Norte. A jovem de 23 anos foi deixada em Planaltina de Goiás. “Se a gente deixar para confiar na polícia, certamente nos tornaremos vítimas. O que tento fazer é evitar usar carro ao máximo, sempre sair com alguém e evitar lugares com pouca iluminação. Foi a soma disso tudo que contribuiu para que minha sobrinha fosse sequestrada. Graças a Deus, tudo acabou bem”, disse a servidora pública aposentada pelo INSS, que não quis se identificar.

Fico desesperado até em parar o carro para abastecer. Minhas pernas tremem quando eu me lembro do que aconteceu porque eu tinha certeza de que eles iam cumprir a promessa de nos matar. Só quem passa por isso sabe do que eu estou falando”

FONTE: Correio Braziliense-DF
FOLHA: 16:18