Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

11 outubro 2012

Estudo sugere que mulheres estressam mais com más notícias

James Gallagher
Atualizado em  11 de outubro, 2012 - 12:43 (Brasília) 15:43 GMT


Arquivo - Getty Images
Mulheres estudadas apresentaram níveis mais altos de cortisol depois de más notícias
Uma pesquisa realizada no Canadá sugere que más notícias, por exemplo as que detalham assassinatos, afetam mais as mulheres do que os homens.
As mulheres pesquisadas produziram mais hormônios relativos ao estresse ao serem expostas a notícias negativas. Esses efeitos não foram observados nos homens.
O estudo, feito com 60 pessoas, foi publicado no periódico especializado PLoS One.
Os pesquisadores da Universidade de Montréal juntaram recortes de jornais com notícias de acidentes e assassinatos e também histórias mais neutras, sobre estreias de filmes, por exemplo.
Homens e mulheres leram os recortes com as notícias negativas e neutras e foram submetidos a exames para detectar os níveis do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, durante todo o período do estudo.
"Apesar de as notícias por si só não terem aumentado os níveis de estresse, elas fizeram com que as mulheres ficassem mais reativas, afetando as respostas psicológicas delas a situações estressantes que ocorreram depois", afirmou Marie-France Marin, uma das pesquisadoras da Universidade de Montréal.
Nos homens, os níveis de cortisol não se alteraram.
Para a pesquisadora, "é difícil evitar as notícias, levando em conta a variedade de fontes de notícias por aí".
"E se essas tantas notícias forem ruins para nós? Certamente parece ser o caso", acrescentou.

Ameaça aos filhos

Os cientistas sugeriram que as mulheres podem identificar melhor possíveis ameaças aos filhos, o que afeta a forma como elas reagem ao estresse.
"Segundo estudos envolvendo autoavaliações, mulheres afirmaram que, em média, 'reagem mais ao estresse' do que homens", afirmou o professor Terrie Moffitt, do Instituto de Psiquiatria no King's College de Londres.
"Este estudo acrescenta novas e fascinantes provas de mudança no hormônio do estresse depois de um desafio experimental."
"Os pesquisadores do estresse enfrentam um verdadeiro quebra-cabeça dos gêneros. Como grupo, as mulheres parecem reagir mais a fatores estressantes, mas elas vivem mais do que os homens", disse Moffitt.
"Como as mulheres conseguem neutralizar o efeito do estresse em seus sistemas cardiovasculares? Uma resposta para essa pergunta poderia melhorar a saúde de todos", afirmou.
No entanto, outros especialistas afirmaram que o estudo da Universidade do Canadá é pequeno, então seriam necessários mais testes e exames para chegar a suas conclusões.

Uma multidão no Céu Azul e na Etapa "A" comemoraram a vitória de professora Lucimar nas urnas.



Desde a abertura das urnas, logo após as 17 h, o clima no PT já era de vitória. Pesquisas recentes apontavam estes mesmos resultados obtidos, mostrando Professora Lucimar com 55% dos votos, as praças central da etapa "A", e do Céu azul, receberam juntas uma verdadeira multidão na festa da vitória. Mas desta vez a protagonista não era do PSDB, que governou a cidade por 04 anos.
Subiram no trio elétrico, Professora Lucimar Nascimento, o Ex prefeito José Valdécio Pessoa, acompanhado de sua filha  e a vereadora recém eleita Ângela Pessoa, os Vereadores do PT Professor Silvano e o Professor Antônio Bites, ambos reeleitos, além de assessores de campanha e presidentes de partidos políticos coligados que em conjunto romperam a hegemonia peessedebista local. Nos  diversos discursos sobraram farpas para os tucanos que baixaram o nível durante a campanha,  entre apelos por paz na política.
Lucimar Nascimento, agradeceu os 29.350 votos de confiança e ressaltou a força da juventude, dos partidos socialistas e do ex-prefeito José Valdécio Pessoa,  que permitiram a vitória do grupo contra a máquina administrativa. Informou ainda que pretende desenvolver um regime político no qual a população é amplamente conclamada a ter papel ativo na gestão pública e encerrou dizendo que em conjunto dos 12 partidos da sua coalizão, vai buscar alternativas viáveis para transformação  desta cidade 
Sobrou para os tucanos uma provocação. "O Valparaiso mostrou que não se entrega, não se dobra, não se vende e não baixa a cabeça. O Município gritou por sua liberdade, sua independência", vociferou o Secretário de Governo do DF, Arquicelso Bites.
Ao pegar o microfone o vice prefeito eleito; Elson do Varejão  foi ovacionado pela militância presente. "A Humildade venceu a prepotência e a arrogância",  gritavam os presentes. Elson manteve o discurso da paz política que pregou ao longo da campanha, e reafirmou os compromissos com a população fechando o discurso garantindo que juntamente com a professora Lucimar farão desta gestão um marco que entrará nos anais da história valparaisense.  
Segundo estimativas da Policia Militar, juntas as praças reuniram mais de 6 mil pessoas na festa de comemoração alusiva à vitória de Prof. Lucimar.
Hélio Porto Júnior
DRT/DF 9280-MTE

08 outubro 2012

Com 56% dos votos Válidos euma diferença de quase 14%, professora Lucimar é a nova prefeita de Valparaiso de Goiás

VALPARAÍSO-GO




O PT quebrou a hegemonia peessedebista  em Valparaiso (região metropolitana de Brasília)  e elegeu Professora Lucimar Nascimento, como a nova prefeita do município. A petista derrotou a tucana Lêda Borges nas urnas com um pouco mais de sete mil votos de diferença (13,7% dos votos válidos).

Depois de uma disputa acirradíssima entre o PT e PSDB, a candidata Lucimar Nascimento (PT) foi eleita prefeita em Valparaiso de Goiás. Ela teve 56% dos votos válidos num montante de 29.350 vinte e nove mil trezentos e cinqüenta votos. Lêda Borges (PSDB) que buscava a reeleição obteve 42,31%, 22.176 (vinte e dois mil cento e setenta e seis votos), Adolfo Lopes (PMN) 1,01%, 527 votos e Vargas (PSOL) 0,68%, 359 votos.

Com 100% das urnas apuradas em Valparaiso de Goiás 52.412 votos válidos e pouco mais de 11 mil abstenções Valparaiso escolheu democraticamente sua próxima prefeita e seus treze vereadores de forma bastante equilibrada sendo 8 . sendo três do PSDB ( Joaquim Lacerda, Pábio Mossoró e Emanuel Ayres), dois do PTdoB ( Dr. Marcus Vinícius e Biracéu), dois do PT ( Professor Silvano e Professor Antônio Bites), dois do PSC ( Pastor Idelfonso Lopes e Ângela Pessoa) um do PDT ( Geraldo Alves), Um do PR ( Afrânio) um do PTB ( Zeca)  e um do PP ( Elvis Santos).

Estudiosos políticos afirmam que estes resultados se deram também em conseqüência do abandono do governo do estado relacionado a péssima situação da segurança publica na região metropolitana, da falta de uma política efetiva de combate as drogas e da precariedade da prestação dos serviços públicos na região.

Estado de Goiás

Chegou a 496 o nú­mero de pes­soas de­tidas por crimes elei­to­rais, em todo o estado de Goiás, neste do­mingo (7), du­rante o pleito que elegeu pre­feitos e ve­re­a­dores. Em Lu­zi­ânia, no en­torno do Dis­trito Fe­deral (DF), houve a maior con­centração de ocorrências ou o maior nú­mero de de­ten­ções, com 73 casos. Dentre eles, 41 foram re­gis­trados por Termo Cir­cuns­tan­ciado de Ocor­rência (TCO). A in­for­mação foi di­vul­gada pela Po­lícia Mi­litar (PM).

No estado, Anápolis e Goiânia, também elegeram prefeitos petistas neste primeiro turno das eleições 2012. Cerca de 4,2 milhões de eleitores foram as urnas neste domingo (7) no estado. Um total de 20.528 candidatos disputaram votos nos 246 municípios goianos destes, 682 candidatos a prefeito, 704 a vice-prefeito e outros 19.142 candidatos a vereadores, foram 13.718 seções eleitorais espalhadas, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

Hélio Porto Jr
DRT/DF 9280 MTE

Paulo Garcia é reeleito em Goiânia

GOIÂNIA-GO

Candidato do PT vence a disputa na capital com 57,68% dos votos válidos. Jovair fica em segundo lugar com 14,25%
FOLHAPRESS
Em 07/10/2012, 19:52

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), 53, foi reeleito para o cargo hoje com 57,68% dos votos válidos.

O petista venceu com folga o deputado federal Jovair Arantes (PTB), que ficou com 14,25%. As denúncias da CPI do Cachoeira tiveram reflexo direto no baixo desempenho do petebista.

Jovair era apoiado pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que teve o nome diretamente envolvido nas investigações sobre a exploração de jogos de azar no Estado.

O próprio Jovair foi flagrado pela Polícia Federal em ligação telefônica em que supostamente pede ajuda ao empresário Carlinhos Cachoeira.

Neurocirurgião, o prefeito eleito está à frente da prefeitura há dois anos e meio. Eleito vice-prefeito em 2008, assumiu a gestão quando Iris Rezende (PMDB) renunciou ao cargo para disputar o governo de Goiás em 2010.

Pelo PT, Paulo Garcia já havia sido eleito deputado estadual em 2002.

Sem receber apoio explícito de líderes expressivos do PT, contou principalmente com o apoio de Iris Rezende em seu programa eleitoral.

Folha de Goiás 08.10.2012