Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

02 julho 2011

Sarney cancela sessão do Senado em homenagem a Itamar Franco

Grupo de senadores vai ao velório em Juiz de Fora neste domingo


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou neste sábado (2) que cancelou a sessão da próxima segunda-feira (4) em homenagem ao ex-presidente Itamar Franco. Sarney também disse que vai ao velório em Juiz de Fora com um grupo de senadores e líderes de partidos políticos. 


- Hoje pela manhã a presidente Dilma me ligou dizendo que estava colocando para a família, em nome do governo e do Senado, que ele fosse velado no Palácio do Planalto como ex-presidente da república. Ela se dirigiu à família do presidente Itamar Franco, que apenas cumpriu um desejo que ele havia traçado. Ele, até brincando, dizia que não queria que o seu corpo ficasse perambulando por várias cidades do Brasil. 

Sarney lamentou a morte de Itamar tanto pelo lado político quanto pessoal. O presidente do Senado afirmou que Itamar era um nacionalista e que seu período na presidência foi difícil, mas que ele teve a oportunidade de estabilizar economicamente o país. 

- Eu, pessoalmente, sinto profundamente porque gostava dele. Moramos na mesma prumada por 12 anos e tínhamos uma intimidade muito grande que a política não pôde afastar, mesmo com as divergências de temperamento e políticas. 

Sarney também disse que o ex-presidente constituiu-se em uma verdadeira legenda de Minas Gerais e que sua perda não poderá ser reposta. 


- Somos testemunhas dos últimos dias de vida dele, ali na tribuna, tentando cumprir sempre com paixão e com grande dedicação o seu trabalho. Acredito que o Brasil perde um grande homem público e Minas Gerais um dos homens mais importantes em sua historia política contemporânea.


Itamar Franco morreu neste sábado (2), em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio para fazer tratamento contra leucemia. 

O hospital informou que o ex-presidente morreu devido a um derrame na manhã de hoje. O velório ocorrerá em Minas Gerais – o corpo deve deixar o Hospital Albert Einstein amanhã (3), por volta das 7h30, e seguirá para o aeroporto de Congonhas, onde será embarcado com destino a Juiz de Fora. 

O velório deve começar por voltas das 10h, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Na segunda-feira (4), por volta das 8h, o corpo seguirá para Belo Horizonte, onde também será velado no Palácio da Liberdade. O corpo será cremado em Contagem, no mesmo dia. 

Mais cedo, José Sarney divulgou um comunicado lamentando a morte do ex-presidente. Veja a íntegra da nota: 

“É com grande consternação que recebi o falecimento do Senador Itamar Franco, ex-presidente da República e figura das mais expressivas e importantes da História do Brasil, que atualmente ocupava uma cadeira de Senador por Minas Gerais. 

Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidade de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o País encontrou sua estabilidade econômica com o Plano Real. 

A Excelentíssima Senhora Presidente da República, Dilma Rousseff, comunicou ao Senado e à família Itamar Franco seu desejo de ver seu corpo velado no Palácio do Planalto como ex-presidente da República. Contudo, por desejo do ilustre morto seu corpo seguirá para Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal. Posteriormente, será transladado para Belo Horizonte, onde receberá honras fúnebres como ex-governador de Minas Gerais. Em seguida, seu corpo será cremado em cerimônia reservada à família. 

Expresso ao povo mineiro, através do governador Antonio Anastásia, a minha solidariedade por esta perda. 

Pessoalmente, devo acrescentar a esta dolorosa notícia o fato de ter perdido um grande amigo cuja convivência de muitas décadas criou um vínculo de afeição e admiração pela sua personalidade inconfundível e pela firmeza de suas convicções. 

Apresento às suas filhas e a toda família seus descendentes, em meu nome e da minha mulher, os meus votos de profundo pesar neste momento de dor e de perda do estadista e do cidadão exemplar que ele foi.”


Fonte Do R7, em Brasília
publicado em 02/07/2011 às 17h27:

Nenhum comentário:

Postar um comentário