Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

07 fevereiro 2012

Governo dará 10 mil bolsas universitárias


Goiás

Em todo o Estado, 10 mil estudantes terão a oportunidade de concluir o curso superior, através da concessão de  Bolsa Universitária. Destes, mil estudantes concorrerão à bolsa integral em todo o Estado, podendo ser contemplados aqueles que comprovarem renda familiar de até um salário mínimo e meio. Eles terão de se inscrever em março para a seleção.  

Os outros 9 mil serão contemplados com bolsas parciais, cujos valores oscilam de 300 reais, iniciais, podendo chegar a 500 reais, de acordo com o desempenho do estudante durante o curso.  As inscrições ao programa serão semestrais. Os convocados deverão formalizar contrato e estabelecer compromisso de apresentarem as contrapartidas previstas no  programa. 
O anúncio foi feito ontem de manhã pelo governador Marconi Perillo, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, em companhia da primeira-dama Valéria Perillo, presidente da  Organização das Voluntárias de Goiás. 

Cumprindo o primeiro compromisso público após se recuperar da dengue que o acometeu no último dia 28, Marconi pediu, em discurso, que o programa inclua, entre os trabalhos voluntários que compõem a contrapartida, o de prevenção à dengue.  “Quero pedir, com toda sinceridade, o trabalho de vocês de prevenção à dengue. Seria uma ajuda muito grande que vocês dariam ao Estado”, afirmou, recebendo manifestação de consentimento de todos os estudantes presentes.
Lembrou, em seguida, que o programa existe há 13 anos e já beneficiou 105 mil estudantes de todo o Estado. 

“Há 13 anos fizemos uma cerimônia neste mesmo lugar para anunciar os primeiros 4.500 bolsistas da OVG. Era maio de 1999. Naquela época, aquele gesto significou muita ousadia, pois não havia qualquer programa que destinasse bolsa a estudantes do ensino superior da rede privada. Enfrentamos a resistência de pessoas de alguns partidos naquele ano. Enfrentamos, além de posições ideológicas, dificuldades financeiras, mas com economia conseguimos implantar o programa, que, desde então, nunca parou. Depois, esse programa foi aceito por 20 Estados, com o mesmo nome. E quando o então presidente Lula assumiu a Presidência, em 2003, sugeri a ele que adotasse em nível federal um programa semelhante ao Bolsa Universitária em Goiás. Ele criou, então, o Pró-Uni. Naquela época já tínhamos contemplado mais de 30 mil estudantes no Estado”, rememorou.

O governador exortou os estudantes a aproveitarem a oportunidade e que sejam agentes pró-ativos para o futuro de Goiás. “Gostaria de pedir a vocês que não se preocupem apenas em prestar contrapartida agora, por obrigação legal, mas que se lembrem ao longo de suas vidas que, para vocês se formarem, outras pessoas pagaram impostos, para que essa oportunidade surgisse. E que isso os faça carregar o compromisso da solidariedade, principalmente com aqueles que querem estudar e não sabem como. 

 “Sejam muito bem-sucedidos e nos ajudem a construir um Estado cada vez melhor, mais justo e humanitário”, pediu.
Maria Marta Ramos da Silva discursou em nome dos estudantes contemplados. “Quando me formei no curso de Informática, pela OVG,  pedi à primeira-dama Valéria Perillo que me ajudasse porque eu havia começado a faculdade de Direito e teria de parar por falta de condições financeiras. Nessa conversa, ela me incentivou a tentar a bolsa, e segui o conselho dela. Fiquei imensamente feliz quando vi meu nome entre os novos contemplados da Bolsa Universitária”, contou.

Outro estudante favorecido, Weriscley José Santana, reconheceu o trabalho revolucionário iniciado pelo governador Marconi em 1999. Ele está no segundo período do curso de Direito e tem dificuldades para se manter na universidade. “Graças ao governador, posso seguir tranquilo sabendo que vou terminar meu curso. Mas, para isso, devemos cumprir com carinho a contrapartida e não deixar essa chance escapar”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário