Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

16 novembro 2011

''Na hora certa, a população saberá escolher o melhor''


SENADO CANEDO-GO

Fleurymar de Souza, mirelle irene e Ivan Mendonça

Por ajustar  o compasso de sua administração aos exemplos do antecessor e padrinho político, o prefeito de Senador Canedo, Túlio Sérvio, desfila o rosário de suas realizações com muito orgulho. Enfatiza ter dado sequência à linha administrativa que “alterou profundamente a fisionomia da cidade  para melhor”. Garante fazer muito mais nos próximos anos porque acredita no senso de avaliação da comunidade. Médico profissional, gestor público por circunstância, Túlio garante ter a receita certa para fazer de Senador Canedo “a melhor cidade para se viver”.

O HOJE – Como o senhor avalia a sua administração?
Túlio Sérvio – A grande dificuldade da nossa cidade é a falta de água, esse é o nosso grande problema. Estamos empenhados em superar esse desafio e já podemos comemorar alguns avanços, mas não vamos descansar enquanto não resolvermos o problema, atendendo a demanda da população.

Com essas realizações que o senhor vai se apresentar à população para pedir a reeleição?
Olha, não só com essa da questão da água, mas com muitas outras. Estamos construindo uma unidade de pronto-atendimento...

Então, o senhor confirma que é candidato à reeleição?
Eu sou pré-candidato, mas a política não é minha meta agora. Estou dedicado a construir a unidade de pronto-atendimento, que é um belo pronto-socorro, para Senador Canedo. Fizemos uma parceria com o governo federal e estamos agora em fase licitatória de quatro creches e já estamos construindo uma. Vamos construir cinco creches e concluir cinco quadras cobertas, tudo fruto da parceria com o governo federal.

O senhor tem parceria com o governador Marconi?
Não, eu tenho um relacionamento muito bom com o governador Marconi, mas um relacionamento institucional, em obras não. Agora, sim, o governador está recuperando o asfalto da GO-536, que liga a estrada de Bela Vista, na altura da Goiáscarne, até Senador Canedo. Então, isso é realmente muito bom para Senador Canedo, porque era uma pista única e estava muito esburacada.

Mas ele convidou o senhor para uma parceria, para operar, administrativamente, em conjunto?
Nós tivemos vários contatos e num que dependeu dele, foi o da Hipermarca para Senador Canedo. O secretário de Indústria e Comércio nos convidou para uma reunião na secretaria, junto com os diretores da Hipermarca. A Prefeitura de Senador Canedo ofereceu cinco alqueires, sem custo algum para a empresa.  Foi o Reginaldo, ex-presidente da OAB do Brasil, que nos deu 13 alqueires, e nós repassamos para a Hipermarca, sem receber um centavo.

Dizem que governar Senador Canedo é fácil, devido ao volume de arrecadação,  é isso mesmo?
Olha, realmente o orçamento da prefeitura é bom, mas não teríamos o que temos hoje nesse campo de obras se  não tivéssemos a parceria do governo federal. Então, hoje, sou muito grato à presidente Dilma, que nos tem auxiliado, nos tem doado muito.

Qual é o orçamento hoje?
Hoje nós estamos em uma faixa de R$ 13 milhões.

O senhor é empresário?
Não, eu sou médico, e estou em Senador Canedo há 18 anos. Não me interessava por política, e chegou um dia em que o Vanderlan (Vanderlan Cardoso, ex-prefeito) me convidou para ser o seu vice e aceitei.

O Vanderlan é fundamental no projeto de sua reeleição?
Eu acho que ele é fundamental para qualquer candidato de Senador Canedo. Nos palanques, ele reafirmou que eu sou o candidato dele e que irá de casa em casa pedir voto para mim. 

Ele é um empresário bem-sucedido, o senhor é médico. Isso facilita, hoje na política, o fato de o senhor não ser político?
Ser médico é uma coisa, ser político e administrador de uma cidade como Senador Canedo é muito diferente. Às vezes, nós não estávamos acostumados com a política de certos politiqueiros, mas eu acredito que nós, como o Vanderlan, que saiu do meio empresarial, administramos bem. É a vontade de fazer o melhor para cidade que faz você superar dificuldades. Agora, é preciso ter vontade de fazer e fazer a coisa certa. A Hipermarca vai dar 3 mil novos postos de trabalho e os impostos que ela vai deixar para o município é maior do que a Petrobras nos dá hoje. A cidade terá uma qualidade de vida excelente. Tenho o compromisso de fazer de Senador Canedo a melhor cidade do entorno de Goiânia para se viver.

Qual o percentual de investimento que o senhor tem para educação e saúde, dois setores cruciais para que o município não corra o risco de virar cidade-dormitório,  devido à proximidade com a capital?
Nós temos quatro polos industriais. Um deles, que é a Canaã, está sendo concluído e ali teremos 170 galpões de mil metros, para o setor de  confecções. Nós estamos levando grandes empresas para lá. Pretendemos levar a Creme Mel, mas o Paulo (prefeito de Goiânia) não quer deixar. Temos um polo moveleiro, são 14 grandes fábricas de móveis. Então, temos consciência de que precisamos investir em educação, formação de mão de obra, em saúde. Enfim, acudir todos os setores que interessam a população. 

O senhor é filiado ao PSB, esse partido é do Junior Friboi, que é candidato ao governo, e Vanderlan também é pré-candidato ao governo. E agora?
Tivemos reuniões com o Junior, realmente o projeto dele é ser governador, e isso todo mundo já sabe. O projeto do Vanderlan também é o governo, mas o maior projeto é o projeto Goiás. Então, nosso pensamento é unir as oposições.

Hoje, quem está melhor: Vanderlan ou Junior Friboi?
O Vanderlan já foi submetido a um teste muito rigoroso e obteve mais de 500 mil votos, então ele é uma grande liderança do Estado. Eu acredito que, como ele já passou nesse teste, acho que ele é a grande liderança.

Como enfrentar pretensos adversários que pensam em transferir o domicílio eleitoral para sua cidade e disputar a prefeitura?
Eu respeito qualquer candidato, mas quem nunca fez nada pela cidade deverá ser julgado pela população. Ela vai saber escolher quem fez e quem não fez, e isso é democracia.

E esse candidato novo do PSDB que acaba também de se filiar, o Zé Melo?
O Zé Melo é secretário nosso de Indústria e Comércio e também exerceu o mesmo cargo na administração do Vanderlan. É nome de confiança do Vanderlan e nós queríamos conhecer todos os secretários, porque a máquina funcionava muito bem. Agora, ele foi para oposição e nós temos que respeitar desejo dele, é um sonho dele sair candidato a prefeito. 

O que está despertando tanta cobiça em Senador Canedo?
Bom, o interessante é que até oito anos atrás, ninguém queria ser candidato a prefeito em Senador Canedo. Depois que o Vanderlan fez essa grande transformação que todos reconhecem, os forasteiros estão de olho ali. O que importa é que a população é sábia, na hora certa ela vai saber quem fez e quem não fez, escolhendo o melhor. O que sei é que estou trabalhando muito, não tenho hora para descanso, estou focado nas obras, para que possamos ser avaliados no final desta administração. 

O senhor está pronto para disputar o voto?
Estou. Eu não pensava em entrar na política, mas como  vi que nós poderíamos seguir aquela linha de desenvolvimento implantada pelo Vanderlan, resolvi aceitar os desafios.  Estou em Senador Canedo há 18 anos, conheço profundamente suas carências e estou disposto a me dedicar, com todas as minhas energias,  para construir uma cidade melhor para aquela merecida população. 

O senhor disse que é médico, mas o discurso político do senhor é perfeito...
Como médico, eu trabalhei 16 anos na maioria dos bairros de Senador Canedo. Eu fiz muitas amizades, conheço a necessidade de cada morador da cidade de cada região, tenho afinidade com todos.

Como é o seu relacionamento com o governador Marconi Perillo?
O que o governador quiser levar para Senador Canedo, eu estou pronto, de braços abertos, para receber. Olha, sobre as parcerias que eu tenho com o governo do Estado, vale ressaltar o banco de horas – quando eu entrei era de R$ 30 mil, subiu para R$ 50 mil. Viaturas locadas para Polícia Militar, alimentação, pessoal de apoio. Pagamos 32 funcionários do Vapt-Vupt e fornecemos funcionários para o Procon, pagamos aluguel para o Detran.

FONTE: O HOJE DE GOIÂNIA-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário