Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

24 dezembro 2011

Comércio agitado na antevéspera do Natal


Goiânia-GO
Sexta-feira, 23 de dezembro de 2011, 23:53

Mariza Santana

Ontem, no penúltimo dia antes do Natal, os consumidores movimentaram o comércio do Centro, de Campinas e os shopping centers da capital em busca dos presentes de amigos e familiares. Muitas pessoas portavam sacolas de compras, sendo que os itens preferidos foram brinquedos, roupas, calçados e perfumes. Mas, ainda assim, está mantida a estimativa da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-GO) de que as vendas nata­- linas devam crescer em média 5% a 6% este ano sobre igual período do anterior. 

“Será um Natal de crescimento de vendas moderado”, resumiu o presidente da entidade, José Evaristo dos Santos. Ele observou que ontem teve uma manhã ensolarada. O clima estava propício às compras de Natal e isso estimulou os consumidores. Além disso, elogiou a iniciativa do governador Marconi Perillo de antecipar o pagamento do mês de dezembro para o funcionalismo público estadual, o que contribuiu para intensificar a movimentação no comércio. “No ano passado, nessa época, não tínhamos esse dinheiro injetado na economia goiana para ser destinado à aquisição dos presentes natalinos”, destacou.

O diretor comercial do grupo Fujioka, Carlos Yoshida, comemorou o fato das lojas terem ficado ontem lotadas de clientes. Os produtos mais vendidos pela rede até o momento são: telefone celular e notebooks. O grupo Fujioka acredita que será possível superar o índice médio de crescimento das vendas natalinas projetado em 5%. Um detalhe que surpreendeu o diretor foi que os consumidores estão preferindo parcelar o pagamento este ano com um número menor de prestações, talvez como medida de cautela para 2012, quando a perspectiva do que vai ocorrer na economia brasileira ainda é um pouco nebulosa. 

Shoppings
Já os shoppings trabalham com uma estimativa de crescimento das vendas um pouco maior, em média de 6,5%, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O Flamboyant Shopping Center registrou incremento de 22% nas vendas nos últimos dias, em comparação com igual período de 2010, sendo que a expectativa inicial era de atingir 20%. As lojas especializadas em presentes são aquelas que apresentam crescimento, contribuindo para alavancar o resultado global de vendas do shopping. 

“Estamos otimistas com a possibilidade de manter o crescimento previsto para dezembro, enquanto o mercado sinaliza percentuais menores. Apostamos na maior premiação dos últimos 30 anos, com dois prêmios de incentivo equivalentes a R$ 500 mil, e que têm influenciado a decisão de compra do consumidor”, disse o superintendente do Flamboyant, João Ricardo Gusmão Ladeia.  Fonte:

O Hoje de Goiânia-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário