Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

13 janeiro 2012

MPF investiga exclusão de candidatos do Minha Casa, Minha Vida


GOIÁS
13/01/2012 13h34 - Atualizado em 13/01/2012 13h34

Caixa teria cortado o nome de pessoas que já teriam sido beneficiadas.

Banco disse que excluiu somente os que não se enquadraram nos critérios.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Comente agora
Ministério Público Federal (MPF) vai investigar a exclusão de candidatos do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida em Catalão, no Sudeste de Goiás. Segundo a Procuradoria da República, a caixa cortou os nomes de pessoas que já tinham sido até sorteadas para receber uma das casas, mas não explicou o motivo. Isso, segundo o MPF, levantou suspeitas. Foram construídas na cidade 450 casas e cerca de duas mil pessoas se inscreveram no projeto habitacional, mas aproximadamente 1.500 delas não foram selecionadas.
No ano passado, o sorteio reuniu centenas de pessoas no estádio da cidade e as famílias vencedoras foram sendo anunciadas. A auxiliar de escritório Ranielle Oliveira estava entre as pessoas que foram sorteadas, mas, depois de algumas semanas, o nome dela não saiu na lista dos selecionados para pegar a chave do imóvel. Segundo ela, a Caixa não teria informado o motivo da exclusão. Inconformada, a auxiliar de escritório foi atrás de respostas.
“Eu falei com o gerente e ele me disse que eles puxaram o meu seguro-desemprego como renda. Então eu pergunto, como um seguro-desemprego de três meses pode ser considerado renda, mas ele me falou que era o critério da Caixa”, conta.
De acordo com o MPF, há a suspeita de irregularidades no programa. No bairro onde foram erguidas as casas é possível ver que os moradores já estão fazendo melhorias nos imóveis. Algumas até incompatíveis com a renda de quem ganharia cerca R$ 1.500 por mês, como previa os critérios de seleção. Tem casa sendo até reconstruída e os próprios moradores denunciam.
“Tem gente aqui que ganha mais porque tem muita casa sendo reconstruída e quem ganha pouco não ia ter condições de derrubar uma casa todinha que foi entregue”, diz o soldador Edilson Marques.

Os moradores que não foram contemplados se sentem revoltados. “Eu estou decepcionada porque,  a princípio, eu achei que era um sorteio limpo e depois eu vi que não é bem assim não”, desabafa Ranielle.
Investigação
O MPF deu um prazo de uma semana para que tanto a Caixa como a prefeitura apresentem uma explicação sobre o porquê de algumas famílias terem sido excluídas do programa. Ambos não quiseram gravar entrevista.
“Nós queremos ver quais foram os procedimentos adotados para a configuração do cadastro destas pessoas. Nós não sabemos ainda em que momento o cadastro dessas pessoas foram avaliados, se foram antes ou depois do sorteio. Nós já solicitamos a lista de todas as pessoas cadastradas e, a partir disso, nós vamos ter condições de avaliar se houve realmente alguma irregularidade”, explica o procurador da República Ailton Benedito de Souza.
O município de Catalão disse que seguiu todos os critérios exigidos pelo banco, como renda de até três salários mínimos e o candidato não possuir outros imóveis. Já a Caixa disse que só foram excluídas as pessoas que não se enquadraram nos critérios e que todos os inscritos que foram ao banco tiveram acesso a informação sobre o motivo de não terem sido beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário