Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

06 janeiro 2012

Dengue ameaça 2,2 milhões em GO

GOIÁS
Katherine Alexandria

A possibilidade de nova epidemia de dengue é a preocupação deste novo ano. De acordo com o Mapa da Dengue, Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, divulgado pelo Ministério da Saúde em dezembro, estão em áreas de alerta da doença seis cidades goianas, onde vivem 2,2 milhões de pessoas – Luziânia e Planaltina, no Entorno do Distrito Federal, e Aparecida de Goiânia, Goiânia, Senador Canedo e Trindade, na região metropolitana. 
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,9 milhão de pessoas moram nessas quatro cidades da Grande Goiânia, enquanto 300 mil residem em Luziânia e Planaltina.

O quarto tipo da doença, com quatro casos confirmados no Estado, é que traz o risco de epidemia, já que a população não está imune a ele. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde era de que neste mês – início do período considerado epidêmico (chuvas), que dura até maio – os casos da doença já tivessem aumento considerável. “Mas não tem ocorrido esse crescimento. Esperamos que consigamos manter”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, sobre os primeiros dias de 2012. 

Os municípios goianos não possuíam risco de surto no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. “Todos podem ter. E isso, em geral, é preocupante, porque ter a doença pela segunda vez pode trazer mais complicações”, pondera Tânia. O número de casos teve redução de 62,92% com relação a 2010, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde. Foram registrados 115.079 casos e 93 óbitos, contra 41.480 e 29 mortes até o dia 10 de dezembro.  

Essa diminuição é considerada dentro do esperado, já que a maioria da população estava imune aos principais sorotipos circulantes, depois de um ano com muitos casos. O que predomina ainda é o tipo 1, na maioria das regiões, e a menor ocorrência ainda é das dengues 2 e 4. Porém esse cenário, associado às condições ambientais e à proliferação do Aedes aegypti pode aumentar os casos. Segundo Tânia, é difícil fazer previsão para 2012. “É preciso continuar o nível do combate, só assim para manter a situação em controle.”

Goiânia faz parte das 14 capitais em alerta, principalmente para a persistência da transmissão em níveis elevados neste verão. Porém, o risco de surto ou epidemia ocorre em 48 municípios brasileiros, de acordo com o Mapa da Dengue. “O foco é a mobilização social.” Reportagem O Hoje de Goiânia-GO dia 03.01.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário