Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

29 outubro 2011

Nova cara da indústria goiana


Goiás
sábado, 29 de outubro de 2011, 09:17




Lourdes Souza
Especial para o Hoje 

Não é exagero nomeá-los de desbravadores. Mesmo com trajetórias cheias de obstáculos, jovens empreendedores abrem caminhos para a indústria da tecnologia no Estado. Sem holofotes ou investimentos públicos, eles persistem e começam a imprimir novos contornos à economia.
Somente na região metropolitana a inovação pulsa em mais de mil empresas produtoras de softwares. Formado por 95% de micro e pequenas empresas, o setor da tecnologia da informação (TI) gera uma média de dez mil empregos. O engenheiro de software Regner Santos integra esse grupo de empresários que não mede esforços para inovar. 
Ele decidiu investir no desenvolvimento de pesquisas, logo que saiu da universidade, em 2002. Anos mais tarde viu sua empresa, a Interagi Tecnologia, triplicar de tamanho e ser a primeira de Goiás a receber a certificação internacional Business Process Profissional (CDPP), emitida pela Associação de Profissionais de Gestão de Processos de Atlanta, em junho de 2010.
 De olho no nicho de gestão de processos, Santos é responsável, ao lado dos outros sócios, Thales Salvador e Rafael Cícero Santana, pelo software Eficiente, que, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, chegou ao mercado em 2004. Aprimorado ao longo dos anos, o sistema hoje é utilizado em todas as regiões do País. 
Uma aceitação que, segundo ele, reflete a qualidade da tecnologia produzida pelos goianos. “Ao dar prioridade para as necessidades dos clientes, construímos um sistema, que otimiza o acompanhamento do negócio levando em consideração as peculiaridades nacionais. Nosso objetivo é facilitar o gerenciamento de outras empresas e indústrias.”
O potencial da tecnologia da informação em fomentar o desenvolvimento dos demais setores da economia e a produção científica é destacado pelo presidente da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec), Leandro Pereira Martins, que acredita que o segmento precisa ser encarado como uma engrenagem fundamental na produção de riquezas. “Se a tecnologia não avança, a indústria, comércio e serviços também podem emperrar.” 
Mesmo com a falta de políticas públicas, o setor tem atraído grandes empresas. Um dos exemplos é a Senior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras de softwares para gestão empresarial do Brasil, que inaugurou em Goiânia, um novo canal de distribuição na região Centro-Oeste. O investimento foi anunciado em dezembro do ano passado e deve potencializar a oferta de soluções em software para gestão empresarial.
A Microsoft iniciou negociações para instalação de centros de pesquisas no Estado. No entanto, o presidente da Comtec diz que o processo não teve sucesso no passado, mas pode ser retomado. Fundos de investimentos nacional e estrangeiro tam­bém estão de olho nos goianos. Um exemplo, segundo Martins, é o fundo de empresas Portfolio, que promoveu aplicações em empresas do Estado.
Folha 19:45
Fonte O Hoje de Goiânia-GO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário