Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

06 julho 2011

Ministro dos Transportes está fora do governo

6/07/2011 - 16:46 - Atualizado em 06/07/2011 - 16:51
Ministro dos Transportes está fora do governo
Alfredo Nascimento foi demitido pela presidente Dilma Rousseff por seu envolvimento em denúncias de irregularidades em contratos feitos por sua pasta e pela suspeita de enriquecimento ilícito de seu filho
Redação Época
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, deixou nesta quarta-feira (6) sua pasta. Ele encaminhou sua carta de demissão, em caráter irrevogável, à presidente Dilma Rousseff, que considerou sua situação à frente do Ministério “insustentável”. Nascimento estava envolvido em várias denúncias de irregularidades em contratos de sua pasta, mas sua situação piorou após ser descoberto que seu filho, o arquiteto Gustavo Morais Pereira, teria enriquecido de forma ilícita nos últimos cinco anos.

Dirigentes do PR, partido do ministro, definirão juntamente a Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e a Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) o nome do substituto de Nascimento. O nome mais cotado, até o momento, é o de Paulo Sérgio Passos, secretário-executivo dos Transportes. Dentro do PR, os dois nomes cogitados para a substituição são o do ex-senador e ex-governador da Bahia César Borges e o do ex-líder do PR na Câmara Luciano Castro (RR).

Dilma Rousseff também pediu ao Ministério da Justiça para que coloque a Polícia Federal na investigação tanto das denúncias envolvendo a pasta quanto nas que envolvem Nascimento e seu filho. O Planalto quer antecipar a ida do ex-ministro à Câmara para prestar esclarecimentos sobre o aumento de 86.500% no patrimônio da empresa de seu filho em apenas dois anos. Até o momento, o ministro tem evitado dar qualquer explicação,o que teria irritado a presidente.

No Senado, a oposição já colhe assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o ministro e seu Ministério. PSDB e DEM também já protocolaram, junto à Procuradoria-Geral da República, um pedido de abertura de inquérito ético contra Nascimento. Ao Tribunal de Contas da União (TCU), o PPS pediu uma auditoria completa dos contratos de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e da Engenharia, Construção e Ferrovias S.A ( Valec) no período de março de 2004 a junho de 2011.
Confira, abaixo, a íntegra do comunicado do Ministério confirmando a saído de Alfredo Nascimento.
ESCLARECIMENTO




BRASÍLIA, 6 DE JULHO DE 2011.

O MINISTRO DE ESTADO DOS TRANSPORTES, SENADOR ALFREDO NASCIMENTO, DECIDIU DEIXAR O GOVERNO. HÁ POUCO, ELE ENCAMINHOU À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF SEU PEDIDO DE DEMISSÃO EM CARÁTER IRREVOGÁVEL.

COM A DETERMINAÇÃO DE COLABORAR ESPONTANEAMENTE PARA O ESCLARECIMENTO CABAL DAS SUSPEITAS LEVANTADAS EM TORNO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, ALFREDO NASCIMENTO TAMBÉM DECIDIU ENCAMINHAR REQUERIMENTO À PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA PEDINDO A ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO E AUTORIZANDO A QUEBRA DOS SEUS SIGILOS BANCÁRIO E FISCAL. O SENADOR ESTÁ À DISPOSIÇÃO DA PGR PARA PRESTAR A COLABORAÇÃO QUE FOR NECESSÁRIA À ELUCIDAÇÃO DOS FATOS.

ALFREDO NASCIMENTO REASSUMIRÁ SUA CADEIRA NO SENADO FEDERAL E A PRESIDÊNCIA NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA (PR) COLOCA-SE À DISPOSIÇÃO DE SEUS PARES PARA PARTICIPAR ATIVA E PESSOALMENTE DE QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS QUE VENHAM A SER DEFLAGRADOS NAQUELA CASA PARA ELUCIDAR OS FATOS EM TELA.
ESCLARECIMENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário