Quinze dias após o início a campanha nacional de vacinação infantil contra poliomielite, Goiânia ainda precisa de três pontos percentuais para atingir a margem estipulada pelo Ministério da Saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou a vacinação até a próxima sexta-feira (8). A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da saúde é de 95% das crianças dos municípios brasileiros.
Na Capital ainda falta imunizar quase sete mil crianças. A faixa etária para vacinação contra poliomielite - o vírus causador da paralisia infantil - é de zero a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade). Até agora foram feitas 83.479 vacinações em Goiânia. Quantitativo que corresponde a 92,47% da população infantil.
Durante a campanha, os postos de vacinação funcionam das 8 às 17 horas, sem interrupção no atendimento. No total, são 80 unidades de saúde e 204 postos volantes, localizados nos sete Distritos Sanitários de Goiânia. A outra opção é procurar pontos de vacinação estabelecidos em parceria com farmácias, supermercados, escolas e shoppings.
As vacinas são administradas independentemente do número de doses recebidas anteriormente pelo paciente. Crianças que já tenham cinco anos de idade não recebem a dose. É importante, no entanto, que os pais se lembrem de levar o cartão da criança. Se houver algum atraso em outras vacinas, pode ser feita uma atualização das doses perdidas. Caso a criança não possua cartão de vacinação é possível fazer outro no posto de atendimento.