Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

09 julho 2011

Senador Canedo ganha seu maior PSF

Senador Canedo ganha o seu maior PSF


A manhã dessa sexta-feira (8) foi de intensa movimentação em Senador Canedo. O prefeito Túlio Sérvio - ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e dos secretários Estadual e Municipal da pasta, Antônio Faleiros e Gercilene Ferreira – inaugurou a maior unidade do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade, o PSF São Sebastião. A edificação consumiu recursos municipais da ordem de R$ 1 milhão e tem 645 m² de área construída.
A comitiva - que ainda era integrada pelos deputados federais Sandro Mabel (PR) e Rubens Otoni (PT); pelo secretário da Saúde de Goiânia, Paulo Rassi; prefeito de Anápolis, Antônio Gomide; além dos secretários, diretores e vereadores locais e da capital - conheceu todas as instalações do novo PSF, cumprimentou os profissionais que vão atuar na unidade e testemunhou a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A estrutura de porte II, que terá área total de sete mil m² e área construída de 1.532 m², vai realizar atendimento pré-hospitalar de urgências e emergências não só para Senador Canedo, mas para toda a Região Metropolitana.
A secretária Gercilene Ferreira explicou que o PSF São Sebastião foi projetado para atender a acelerada expansão populacional da região próxima ao Residencial Dona Lindu, que é considerada uma das que mais crescem no município. O prédio vai abrigar três equipes de profissionais, que somam 45 pessoas, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de consultório dentário, agentes comunitários de saúde e outros.  A estrutura terá capacidade para atender entre 12 mil e 16 mil pessoas por mês.
Na ocasião, o secretário Estadual elogiou a postura do ministro na área da saúde mental, referindo-se à inauguração do Centro de Atenção Psicossocial de tipo III (CAPS III) no Jardim Novo Mundo, em Goiânia, realizada também na manhã dessa sexta-feira. "Quanto ao prefeito dessa cidade, preciso parabenizar meu amigo Túlio Sérvio pela prioridade que ele dá à saúde. Ele está colocando em prática tudo o que aprendeu durante esses mais de 20 anos de vidas política e profissional", ressaltou, revelando sua longa amizade com o prefeito, que data da época da primeira gestão de Antônio Faleiros como secretário da Saúde e de Túlio Sérvio como diretor do Cais Amendoeiras.
O deputado federal Sandro Mabel fez questão de apontar a qualidade dos PSFs instalados em Senador Canedo e prometeu: "vamos pleitear mais benefícios para esse povo. Vamos fazer com que esse município seja referência em todas as empreitadas que fizer na direção da melhoria da qualidade de vida da sua população".
O prefeito Túlio Sérvio devolveu o elogio a Antônio Faleiros e disse que ele revolucionou a saúde do Estado de Goiás ao instalar o Ciams e o Cais 24 horas. Muito aplaudido, ele agradeceu à atuação dos agentes locais de saúde e de endemias, que representam o elo entre a Secretaria de Saúde e a população. Fez referências à ousadia e competência de seu antecessor Vanderlan Cardoso e enfatizou que seu objetivo é mostrar que é possível realizar uma administração verdadeiramente pública. "Nós também estamos ousando e transformando essa cidade no melhor lugar para se viver no Estado e no Brasil. Essa é a nossa meta".
Aproveitando a presença do ministro, Túlio Sérvio fez o pedido de uma UTI neonatal com 10 leitos para a Maternidade Municipal Aristina Cândida e de um CAPS AD, voltado para o tratamento de dependentes de álcool e drogas. "Quero que o senhor entenda essa necessidade. Precisamos cuidar dessas pessoas, dando-lhes oportunidades de recuperação. Já temos um local no Vale das Brisas e lá queremos construir piscina, campo de futebol gramado e de areia, casa de cultura, salas para cursos profissionalizantes e capela, onde também levaremos, por meio da palavra de padres e pastores, os ensinamentos de Deus. No final do tratamento, todos estarão preparados para assumir postos de trabalho, que serão gerados pelos quatro pólos industriais que estamos implantando aqui", explicou.
Em resposta, Alexandre Padilha assumiu o compromisso de viabilizar tanto a UTI neonatal, por meio do programa federal Rede Cegonha, quanto o CAPS AD. Além disso, enumerou outras iniciativas do governo de Dilma Roussef, que podem ser agregadas à rede de saúde canedense, como o programa Academia da Saúde – que coloca os equipamentos para atividades físicas nas proximidades dos postos de atendimento -, o custeio de reformas e ampliações de PSFs já existentes e o incentivo à qualidade do atendimento nas unidades básicas, que dobra o volume de recursos direcionado às equipes de profissionais que cumprirem todas as diretrizes do Ministério da Saúde.
Alexandre Padilha contou que quis conhecer a rede de saúde de Senador Canedo por tudo o que é relatado sobre a cidade em várias regiões do país. "Podem existir estruturas semelhantes, mas não melhores", concluiu.
VisitasDo Residencial Dona Lindu, a comitiva seguiu para a Maternidade Municipal Aristina Cândida, onde conheceu a estrutura que vai receber a UTI neonatal. "Tudo aqui é de primeira linha. Como eu disse, podem existir hospitais iguais, mas não melhores", reforça Alexandre Padilha.

A UPA 24 horas foi outro ponto de parada para o ministro, que conferiu o projeto que, nas palavras do prefeito Túlio Sérvio, vai além da responsabilidade específica de representar um espaço de respostas às situações de urgência e emergência. "Essa unidade de porte II foi projetada com foco no fluxo de pacientes e na qualidade e eficiência no atendimento, garantindo também conforto e dignidade", reconheceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário