Apesar de o Ministério Público estadual (MP) ter recomendado a proibição do estacionamento na Avenida 85, entre as Avenidas T-9 e T-10, num prazo de 15 dias, a medida ainda não tem data para ser efetivada pela Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT). O presidente da agência, Miguel Tiago, disse ontem ao POPULAR que a questão está sendo colocada no calendário de ações da AMT. Porém, não definiu em que época vai atender à solicitação.

A AMT tem estudo neste sentido desde o final de 2003, mas tal mudança nunca foi efetivada. A Associação Comercial e Industrial da Avenida 85 e Adjacências (Aciaa 85) alega que haveria enormes prejuízos com a proibição imediata de estacionamento. O presidente da Aciaa 85, Leronardo Silvério Gonçalves, diz que a associação financiou um projeto que prevê a criação de trincheiras para estacionamento no trecho, entre outras medidas. O projeto está nas mãos da AMT.

Miguel Tiago afirma que tal iniciativa faz parte de um conjunto de obras planejadas para a cidade e que tais projetos já foram aprovados pelo executivo municipal e incluídos em um convênio firmado com o Ministério do Turismo. De acordo com ele, a AMT aguarda a licitação para dar início às obras.

Coordenador da Área de Urbanismo do MP, Maurício Nardini informa que, atualmente, sobram apenas duas faixas para a passagem dos veículos, o que deixa o trânsito tumultuado no local. A situação, conforme o promotor, piora onde há uma conversão à esquerda. "Não podemos permitir que algum espaços para estacionamentos causem gargalos no tráfego", diz.
fonte: o popular
folha 10:15