Ricardo Rafael
Tendência é clima permanecer seco até setembro
Tendência é clima permanecer seco até setembro
Praticamente todos os municípios goianos entraram em estado de emergência devido ao tempo seco. O menor índice de umidade do ar foi de 8%, registrado na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Posse, município localizado a 513 quilômetros da capital, na Região Nordeste. Em Goiânia a umidade chegou a 10% no meio da tarde de ontem. De acordo com a escala meteorológica adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os índices abaixo de 12% caracterizam o nível mais crítico de umidade do ar, que ficam semelhantes ao do deserto do Saara, na África.

O nível de umidade na região saariana fica entre 10% e 15% nos períodos mais secos do ano. Mas ontem em Djanet, cidade da Argélia localizada no centro do deserto, havia 16% de vapor de água suspensos no ar, conforme informações do Wheater Channel. "A situação está preocupante. O ideal para a saúde humana é uma umidade de 60%", explica a meteorologista Elizabeth Alves Ferreira, chefe do distrito do Inmet em Goiânia. Em 2010, chegou a ser registrado 7% de umidade na capital.

O Inmet possui 22 estações meteorológicas em Goiás. Somente em Alto Paraíso, Pires do Rio e cidade de Goiás o índice ficou acima do que caracteriza estado de emergência ( veja quadro ). Mas isso não significa que o problema é menor nestes municípios. A OMS classifica como estado de atenção quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%. Entre 20% e 12% é considerado estado de alerta.

Nem mesmo cidades ribeirinhas ou com rios que passam dentro da zona urbana escaparam do tempo seco. Em Aragarças, situada na margem do Rio Araguaia, a umidade do ar chegou a 11% ontem à tarde. A cidade de Goiás é cortada pelo Rio Vermelho. Mesmo assim, a quantidade de vapor de água ficou em 12%.

O tempo seco deve continuar pelos próximos dez dias, pois não há previsão de chuvas para este período. A tendência também é de calor, uma vez que a frente fria que chegou ao Sul do País não vai chegar ao Estado. Ontem, a temperatura mais elevada foi registrada na cidade de Goiás, com 37,2 graus. Em Goiânia fez 31,7 graus no meio da tarde e hoje deve fazer 34 graus. O clima seco também favorece as queimadas. Nas últimas 24 horas foram 81 focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O calor e o tempo seco já modificaram a rotina das escolas da capital. A Secretaria Municipal de Educação (SME) adotou mudanças no cardápio e nas atividades pedagógicas. A merenda escolar terá reforço nos sucos naturais, frutas, verduras, folhas. Por outro lado, serão evitados alimentos como leite, iogurtes e comidas quentes. A prioridade será para atividades ao ar livre com atividades mais calmas.

De acordo com a Saneamento de Goiás (Saneago), ainda não foi registrada falta de água no Estado. No ano passado, a seca deixou dezenas de cidades goianas sem fornecimento. Somente na região metropolitana de Goiânia, mais de cem bairros ficaram com abastecimento comprometido.

Por meio da assessoria de comunicação, a Saneago informou que a chance de faltar água em Goiânia neste ano é zero, pois as bombas das subestações localizadas em lugares mais altos foram trocadas. Em 2010, bairros como Parque das Laranjeiras e Parque Atheneu sofreram com a falta d'água, pois ficavam no final do sistema abastecido pelo Ribeirão João Leite. A Saneago identificou 52 pontos com risco de faltar água no interior, o que afeta cerca de 80 mil pessoas. Conforme a assessoria, o problema foi resolvido em 12 locais.
fonte o popular
folha 11:20