Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

30 julho 2011

Alimentação puxa setor de franquias

Goiás
sexta-feira, 29 de julho de 2011, 09:39

André Passos

O setor de franquias, ou franchising, tem apresentado um crescimento vertiginoso nos últimos dez anos, com destaque para o setor alimentício. Goiás detém 2,6% das unidades franqueadoras do País, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Valor não é expressivo, mas que cresce rapidamente graças à lucratividade e aos baixos riscos do negócio.

Mas não é tão fácil. Só em Goiânia, a fila de interessados com capital disponível para investir em uma rede de franquia, a maior parte delas na área de alimentos, alcança 800 pessoas, de acordo com o gestor do Projeto de Franquias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Franquias), Paulo Renato Fava Adorno.
Há pouco mais de um ano, o empresário Rivadávia de Paula Rodrigues Júnior, conseguiu se tornar franqueado da rede Fran’s Café. Na loja, no Shopping Flamboyant, são comercializados 150 cafés por dia. “O negócio é muito bom e tem evoluído bastante”, diz. 

A intenção é aproveitar a evolução do café entre as bebidas mais consumidas pelo brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), há sete anos o número de brasileiros que consumiam o produto era de 91% e cresceu para 95% no ano passado, ficando atrás apenas da água. A clientela tem chegado aos poucos e em um ano cresceu 20%. “Ainda está aquém do desejado, mas temos conquistado muitos novos clientes”, afirma o empresário.
“No geral o setor de franquias está extremamente aquecido em Goiânia”, conta o gestor do Sebrae. E não é só para empresas de fora. “As empresas goianas estão identificando a oportunidade. Muitas têm a aprovação da clientela e, cada vez mais, querem oferecer essa possibilidade”, ressalta.

Cadastro
Atualmente 30 empresas goianas aguardam a formatação para abrir franquias no projeto do Sebrae. Dessas, 70% são eliminadas automaticamente ou por não oferecer um modelo definido, um padrão para as franqueadas, ou porque não conseguem descentralizar as funções, impossibilitando um direcionamento estratégico.
No País, São Paulo (56,9%), Rio de Janeiro (13,4%) e Paraná (6,8%) são os Estados com maior número de unidades franqueadoras. Goiás (0,9%) aparece na 12ª posição, logo atrás do Distrito Federal (1,2%).
Com relação às unidades franqueadas o ranking fica assim: São Paulo (37,6%), Rio de Janeiro (12,2%) e Minas Gerais (7,7%). Goiás (2,6%) aparece na décima posição, atrás de Pernambuco (2,7%).

Dados de 2010  são os mais atuais do setor e mostram que, em faturamento, o segmento a alimentação foi o que mais cresceu, com alta de 39,9%, influenciado pela melhora no poder de compra da população e por repasse de preços aos consumidores, conforme a ABF. Em seguida vêm os setores de acessórios pessoais e calçados (29,9%), vestuário (29,0%), móveis, decoração e presentes (27,4%) e esporte, saúde, beleza e lazer (20,%). 
Não há um número exato de franquias em Goiás, mas segundo a ABF aqui elas são mais de duas mil. 

fonte: o Hoje - Goiânia
folha: 11:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário