Os dados fornecidos ao POPULAR pela superintendência do Dnit em Goiás e no DF mostram que também estão parados os processos para duplicação de trecho da BR-153 e para a construção de um viaduto na BR-020 em Posse, cidade localizada no leste do Estado. Os contratos somarão, caso firmados, R$ 136,549 milhões ( veja quadro ).A maior parte das licitações suspensas são referentes à conservação das rodovias. De acordo com este tipo de contrato, a empreiteira vencedora é responsável pela prestação de serviços de limpeza de drenagem, capinagem e também da reposição de pavimento e de sinalização.Apesar de elogiar a atual situação das estradas federais nos trechos cujas licitações estão suspensas, o inspetor Jander Costa, do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás, afirma que a paralisação desses serviços pode acarretar em desgastes e prejuízos para os condutores. "Se houver qualquer quebra nesses processos, isso é maléfico. É sempre necessário em qualquer trecho que haja conservação permanente".Os dados fornecidos pelo Dnit também revelam que, atualmente, apenas cinco trechos cujas licitações estão suspensas possuem contratos de conservação em andamento, alertando para a urgência de novos contratos. São dois na BR-060, dois na 364 e um na 070.Segundo o inspetor Jander, a ausência do procedimento acarreta na degradação das estradas, facilitando a ocorrência de acidentes. A assessoria de imprensa do Dnit defende que, como a suspensão é temporária, não devem existir problemas desse tipo. "É claro que a situação é ruim, inclusive para o Dnit, mas dia 5 (de agosto) termina tudo isso e ( a situação) volta ao normal".A assessoria de imprensa não descarta, entretanto, a possibilidade de que os processos abertos sejam revogados. "O Ministério do Transportes suspendeu após as denúncias para analisar cada contrato, então pode ser que alguns sejam revogados. É imprevisível", explicou a assessoria.A exceção, diz, é para as licitações que estão em estágio avançado e não terão prejuízo. Seguindo essa lógica, não podem ser revogadas as licitações para a conservação de dois trechos da BR-080 entre Brasília e Padre Bernardo, que foram suspensos em fase de assinatura de contrato com a empreiteira vencedora. A paralisação das outras concorrências foi feita em fases iniciais.Procurado pela reportagem, Alfredo Soubihe Neto, superintendente local do Dnit, não foi encontrado. Sua assessoria disse que ele não concederia entrevistas. O POPULAR também tentou contato com a direção nacional do órgão. Como resposta, o departamento de comunicação informou que ninguém comentaria o assunto.Soubihe foi citado em reportagem publicada na edição do último domingo do jornal O Estado de S. Paulo como um dos superintendentes estaduais do Dnit que têm alta possibilidade de ser demitido pela presidente Dilma Rousseff (PT). Filiado ao PR, partido que está no epicentro das denúncias de cobrança de propina no Ministério dos Transportes, ele também é alvo de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU).GoianosCaso seja retirado do Dnit, Soubihe será o terceiro goiano afastado desde o surgimento das denúncias. Ex-presidente da Valec, estatal federal responsável pela construção da ferrovia Norte-Sul, José Francisco das Neves, o Juquinha, caiu na primeira leva de funcionários demitidos por Dilma juntamente com seu sobrinho e chefe de gabinete do Ministério dos Tranportes, Mauro Barbosa.Ao disputar eleições para deputado estadual em 1998, Juquinha declarou patrimônio de R$ 559,5 mil. Segundo denúncia recente mostrada pelo Jornal Nacional ele comprou fazendas, avaliadas em R$ 20 milhões, em áreas valorizadas por obras da Valec. 
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