Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

15 julho 2011

Agnelo diz que a Fifa deve levar em consideração as vantagens de Brasília

Leandro Kleber - Correio Braziliense



Publicação:

15/07/2011 08:16
  

Atualização:

15/07/2011 09:39





A notícia de que a Fifa já teria escolhido São Paulo como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, divulgada na última quarta-feira, não desanimou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Com um discurso calculado, sem criticar a posição ''ainda não oficial da Fifa'' que só será divulgada em outubro de 2014, o petista disse acreditar que a definição não deve ser apenas política, mas também técnica. Agnelo ressaltou que o Estádio Nacional de Brasília já está com pouco mais de 33% das obras prontas, com prazo de conclusão já para dezembro de 2012, e que é o único a atender exigências básicas da Fifa, como disponibilizar uma área de 120 mil metros ao redor da arena para acomodar patrocinadores e o dobro de vagas de estacionamento.

''Enquanto não tiver qualquer outra coisa oficial em relação à escolha (da Fifa), é especulação. A Fifa vai fazer esse anúncio em outubro, e esperamos que todas as cidades sede cumpram com sua obrigação'', afirmou, sem se comprometer. ''Estamos fazendo um estádio com certificação platina de eco arena. É o único do mundo com um certificado assim. O estádio atende a todas as exigências da Fifa para fazer a abertura e, consequentemente, qualquer outra tarefa da Copa'', disse.A imprensa paulista veiculou que a entidade máxima do futebol teria decidido pelo Itaquerão como palco da abertura do Mundial depois de receber as garantias financeiras efetivadas pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL), presidido pelo mandatário da CBF, Ricardo Teixeira.Perguntado se Brasília não teria mais condições que São Paulo de sediar o primeiro jogo do Mundial, já que o Itaquerão ainda não começou a sair do chão, Agnelo foi cauteloso. ''Acredito que a Fifa tem uma grande responsabilidade. Uma escolha dessa nunca vai ser só política. Tem de ter um conteúdo técnico importante para realizar um evento dessa dimensão. Evidentemente, é bom estarmos prontos para fazer o evento teste, um ano antes, e mostrar que temos condições de fazer a abertura com absoluta segurança'', afirmou.O governador de Brasília ainda comentou sobre o fato de o Estádio Nacional ter, em um raio de três quilômetros, os equipamentos necessários para credenciar a receber a partida inaugural. ''Inclusive o deslocamento das pessoas, andando dos hotéis para o estádio. Não tem condição melhor que essa (...). O sucesso do evento é bom para o Brasil e não para um ou outro estado. Por isso que a análise tem de ser nesse patamar'', concluiu Agnelo.Obras do aeroporto começam em novembro
Brasília terá um aeroporto mais amplo e ganhará novo terminal de passageiros para a Copa do Mundo de 2014. As obras começam em novembro deste ano e deverão terminar até dezembro de 2013. Esse é o compromisso do presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale. Ontem, ele se reuniu com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, para tratar do assunto e pedir a remoção do ponto de apoio dos taxistas, localizado no terreno onde será o centro de manutenção da Infraero. 

Agnelo afirmou que existe nova área para instalar o ponto e deve fazer a transferência em breve. O local planejado fica próximo ao balão do aeroporto e falta apenas resolver as questões burocráticas, como a licença ambiental e a liberação da Terracap. Com a reforma, que custará R$ 749 milhões, o aeroporto aumentará em 170% a capacidade para o trânsito de passageiros.

Ministro preocupado

O ministro do Turismo, Pedro Novais, disse ontem em São Paulo que está preocupado com o atraso das obras dos estádios de futebol para a Copa do Mundo, em 2014, e “principalmente” com a infraestrutura dos aeroportos e aparatos para receber o turista. A maior preocupação de Novais vem da recepção que o Brasil dará aos turistas estrangeiros. “Nem me interessa se o Brasil vai ganhar ou perder. A seleção pode perder todos os jogos. Isso (a derrota) passa. Mas o estrangeiro que vier ao Brasil não vai esquecer a boa acolhida que terá”, destacou no 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorre no Anhembi, em São Paulo.


folha 22:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário