Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

15 julho 2011

'Vou voltar a incomodar', diz Lula em congresso sindical em SP


15 de julho de 2011  11h51  atualizado às 12h45


SIMONE SARTORI
Direto de São Paulo


Lula cumprimenta sindicalistas durante discurso no 2º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores, ocorrido nesta sexta-feira
Foto: Nelson Antoine / Foto Arena/Especial para Terra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, durante o 2º Congresso Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, que vai "voltar a incomodar algumas pessoas" e a viajar pelo País como o "lobista número 1 das causas sociais". As declarações foram feitas diante de cerca de 3,5 mil sindicalistas provenientes de todo o Brasil. Na ocasião, Lula voltou a ressaltar conquistas do seu governo e a elogiar a atuação da presidente Dilma Rousseff.
"A Dilma vai fazer melhor (que eu). Agora pobre está andando de avião e indo para Buenos Aires. Dilma é a mais acertada para o País", disse, antes de descer do palco e caminhar entre os sindicalistas. O apoio à presidente é reiterado um dia depois de Lula discursar no 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde o ex-presidente garantiu que não interfere na gestão de sua sucessora e criticou a suposta tentativa dos jornais de mostrarem uma "divergência profunda" entre os dois. "Só diz que ela é fraca quem não conhece a personalidade dela", disse. "Ninguém que passa três anos e meio na cadeia, barbaramente torturada e é eleita presidente da República (é fraca). Essa é a maior vingança contra quem a torturou", afirmou.
Na quinta-feira, Lula já havia dito que "a presidenta Dilma vai fazer mais e melhor do que nós fizemos" para uma plateia de cerca de 2 mil estudantes no auditório do Centro de Convenções de Goiânia, durante o 2º Encontro Nacional dos Estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele citou futuras ações da presidente, como o programa de qualificação profissional, creches e outros. "Ela vai inaugurar, até o final do mandato dela, deste primeiro mandato, obviamente, mais 200 escolas técnicas", afirmou, indicando que Dilma pode tentar a reeleição.
O evento da UGT, que teve início na quinta-feira, chega à marca de 1.008 sindicatos registrados no Ministério do Trabalho e será realizado até sábado. Delegações de pelo menos 27 países, tais como Marrocos, Espanha, Itália, Portugal e Bélgica, além dos países da América Latina, num total de 83 nações participantes, também comparecem ao Congresso.
Assessoria de Lula lança site
O Instituto Cidadania lançou nesta sexta-feira um site para divulgar as atividades e projetos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A página entra no ar com mais de 50 notícias, além de vídeos, fotos e discursos. Sediado em São Paulo, o Instituto Cidadania foi onde Lula debateu e elaborou propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente em 2002. Hoje, é o espaço onde está sendo criado o Instituto Lula, voltado para causas políticas e sociais no Brasil, África e América Latina.
"O Brasil vive um momento de ouro, continua vivendo um momento extraordinário, e eu espero poder conversar com vocês daqui para frente neste pequeno espaço", afirma Lula em um vídeo de boas-vindas aos internautas. "(Vamos) tentar trabalhar a questão da integração, tentar trabalhar as experiências de políticas sociais bem-sucedidas. Não que a gente vá querer ensinar aos outros (países) o que eles têm que fazer, porque isso não deu certo em lugar nenhum do mundo. O que queremos é mostrar como fizemos as coisas no Brasil e, quem sabe, adequando à realidade deles, com a vontade cultural deles, com a vontade política deles, isso possa ser 
aplicado em outros países", diz o ex-presidente na mensagem.
folha : 15:21
fonte: portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário