Segurança
Diomício Gomes - 16.06.11
 Funcionários do Ministério Público e policiais civis em mutirão para desafogar inquéritos
Funcionários do Ministério Público e policiais civis em mutirão para desafogar inquéritos
Enquanto a criminalidade avança e os inquéritos policiais se acumulam nos armários das delegacias de todo o Estado, a Polícia Civil (PC) goiana enfrenta o drama da falta de delegados. Atualmente, conforme dados da Superintendência de Polícia Judiciária da PC, a instituição amarga um déficit de 158 delegados. Como consequência do problema, 42 comarcas goianas - cada uma composta em média por três municípios - são desprovidas do trabalho deste profissional, considerado imprescindível para a punição dos acusados e garantia da segurança à população.

Na prática, centenas de delegacias policiais, sobretudo as localizadas nos municípios menores, não possuem delegados. Nestas localidades, a coordenação das investigações dos diversos tipos de crimes é feita por delegados de outras cidades. Muitas vezes, um único profissional responsabiliza-se por chefiar delegacias de até oito municípios, enfrentando exaustiva sobrecarga de trabalho.

Um exemplo típico desta situação é verificado em Alvorada do Norte, sede de uma comarca. O delegado lotado neste município responde pelas delegacias localizadas em Buritinópolis, Damianópolis, Mambaí, Simolândia, Sítio D' Ábadia, Iaciara e Nova Roma.Da mesma forma, o delegado responsável pela comarca de Mozarlândia responde pelas delegacias de Araguapaz e da comarca de Nova Crixás, composta pelo município de Mundo Novo e pelo distrito de Bandeirante.

Evasão
O significativo déficit de delegados acontece apenas um ano depois da realização do último concurso para provimento de cargos na Polícia Civil. Na época, 126 pessoas foram aprovadas na seleção. Destas, 5 desistiram de se ingressar na carreira antes mesmo do curso de formação e não tomaram posse. Nos meses posteriores, outras 11 que haviam assumido a função pediram exoneração e migraram para outros cargos de outras instituições.
fonte: o popular
folha 10:26