Fotos: Wildes Barbosa
 Djalma Araújo discute com mulher de Luiz Carlos Orro e militantes do PC do B, que ocupam as galerias da Câmara, e acaba atingido por um ovo junto com o colega Santana Gomes
Fotos: Wildes Barbosa
 Djalma Araújo discute com mulher de Luiz Carlos Orro e militantes do PC do B, que ocupam as galerias da Câmara, e acaba atingido por um ovo junto com o colega Santana Gomes
Djalma Araújo discute com mulher de Luiz Carlos Orro e militantes do PC do B, que ocupam as galerias da Câmara, e acaba atingido por um ovo junto com o colega Santana Gomes
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), obteve ontem a demonstração de que ainda tem força junto à sua base de apoio na Câmara Municipal. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro, compareceu ao plenário para esclarecer as denúncias da licitação dos brinquedos para o Parque Mutirama e recebeu apoio de quase todos os vereadores ligados ao Paço. A exceção foi justamente o líder do prefeito na Casa, o petista Djalma Araújo.

O vereador vem defendendo, desde as primeiras denuncias, o afastamento de Orro e a suspensão da licitação dos brinquedos, mas nunca teve apoio na base. Sua justificativa é o desgaste que a permanência do secretário pode causar ao prefeito, que tentará a reeleição no ano que vem.

A oposição pretende instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o caso, e Djalma já admitiu ter articulado, principalmente com o PSDB, dirimir a comissão caso Orro deixe a pasta. As conversas de Djalma ontem, no plenário, se deram quase que exclusivamente em círculos oposicionistas.

A instabilidade do prefeito agora desemboca apenas na figura do vereador, que o visitou no fim da tarde, em seu gabinete, para deixar à sua disposição o cargo de líder. Por volta das 17h30, a reportagem entrou em contato com o vereador, que disse que estava à caminho do Paço. "Não consigo continuar", desabafou.

Em novo contato, às 19h50, Djalma revelou que o prefeito pediu para que "pensasse melhor e esfriasse a cabeça". Ele e o prefeito terão nova conversa sobre o assunto na próxima segunda-feira, 15, para definir a questão. Enquanto isso, Djalma Araújo permanece como líder na Câmara, para a insatisfação dos colegas de plenário.

Polêmicas
Esta não é a primeira vez que Djalma atua contra o prefeito Paulo Garcia. No início de abril, a maioria do primeiro escalão da Prefeitura se reuniu com os vereadores da base para tentar desfazer atritos iniciais entre Executivo e Legislativo. Em conversa de quase duas horas de duração, Djalma reclamou que o secretário da Habitação, Paulo Borges, não vinha obedecendo critérios técnicos ao distribuir casas populares para famílias removidas de áreas de risco. Disse também que o secretário não atende os vereadores.

No fim do ano passado, na eleição para a mesa diretora, o vereador recusou permanecer na chapa da base, que tinha Iram Saraiva (PMDB) como presidente. Djalma debandou subitamente para a oposição, encabeçando a chapa. No entanto, dois integrantes rejeitaram a formatação e Djalma teve que recuar para a base.

Nos bastidores, comenta-se que o problema entre Djalma e Orro é antigo e se deve à falta de atendimento do secretário à sua base eleitoral.


"Na Pensilvânia existe uma montanha-russa em funcionamento desde 1902."
Luiz Carlos Orro , secretário de Esporte e Lazer

"Djalma deve estar querendo acomodar algum parente no lugar do Orro."
Paulo Magalhães, vereador pelo PSL

"Centenas de crianças precisando de apoio para saírem das drogas e vocês gastando milhões com brinquedos."
Maurício Beraldo, vereador pelo PSDB

"Sou companheiro do prefeito, não puxa-saco."
Djalma Araújo (PT), líder do prefeito na Câmara

"O líder do prefeito está parecendo biruta de aeroporto."
Paulo Magalhães

"Talvez tenhamos errado em não divulgar antes que os brinquedos poderiam ser usados."
Luiz Carlos Orro
fonte: o popular
folha 10:21