Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

20 julho 2011

MP e Segurança Pública buscam definições sobre presídios na Região do Entorno

terça-feira, 19 de julho de 2011, 17:56

O promotor de Justiça Luís Guilherme Martinhão Guimenes, coordenador do Projeto do Entorno do Distrito Federal, reuniu-se hoje (19/7) com o secretário Estadual de Segurança Pública, João Furtado, para discutir os meios operacionais a serem utilizados para solucionar os problemas de segurança encontrados na região do Entorno do Distrito Federal. A principal requisição do MP foi a apresentação do cronograma de cumprimento de convênios entre o Estado e a União relativos à reforma e ampliação de unidades prisionais.

De acordo com o promotor, o secretário comprometeu-se a agendar reunião com o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincon, a fim de cobrar agilidade na apresentação de projeto. Dessa forma, no prazo de 10 dias deverá ser enviado o cronograma ao MP, para que seja viabilizada a assinatura do termo de ajuste de conduta já na primeira semana de agosto.

O Ministério Público de Goiás articula para que o Estado cumpra as obrigações assumidas em convênio firmado com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para a construção de dois presídios regionais, em Novo Gama e em Águas Lindas de Goiás, bem como para a reforma e ampliação das cadeias de Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Novo Gama. Pelo valor do investimentos, existe ainda a possibilidade de que seja contemplada a construção de outros dois presídios em Goiás – Planaltina e Anapólis.

Convocação de aprovados
Outro tema discutido foi a possibilidade de convocação dos candidatos aprovados no último concurso realizado pela Polícia Civil. No encontro, o promotor Luís Guilherme entregou uma recomendação ao secretário para que haja a convocação dos aprovados, assim como a melhoria da estrutura da Polícia Civil no Entorno do DF. “A atual estrutura policial na região inviabiliza que o exercício das tarefas da corporação seja minimamente adequado à demanda regional”, afirma.

Quanto a esta situação, contudo, o secretário garantiu que em agosto serão iniciadas as convocações dos novos policiais civis, boa parte dos quais deverá ser lotada no Entorno do DF.

Segundo pesquisa realizada pelo MP goiano, a maioria das cidades que compõem a região do Entorno conta apenas com um delegado e dois agentes por expediente. A exceção é para as cidades de Valparaíso e Águas Lindas de Goiás, que, no entanto, têm o maior número de moradores e o maior índice de criminalidade, liderando também o número de inquéritos policiais paralisados e de crimes não elucidados.

No total, foi levantado pelos promotores de Justiça da região que há 8.278 inquéritos paralisados no Entorno, sendo 1.859 em Águas Lindas, 1.080 em Santo Antônio do Descoberto, 2.314 em Valparaíso de Goiás, 1.100 em Novo Gama e 434 em Cidade Ocidental e 1.491 em Planaltina de Goiás. 

fonte jornal o hoje 
folha 9:42

Nenhum comentário:

Postar um comentário