Goiânia-GO -

00:00:00

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

19 julho 2011

Uma nova pista para acelerar

quinta-feira, 19 de maio de 2011, 00:33

Marina Dutra

O governador Marconi Perillo (PSDB), por meio da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), apresentou ontem o projeto do novo autódromo internacional de Goiânia, que será construído na área pública da antiga Agência Goiana de Extensão Rural, Assistência Técnica e Pesquisa (Emater), em Senador Canedo. Durante o evento, o governo estadual ressaltou que os recursos para o novo investimento – estimados entre R$ 150 milhões e R$ 180 milhões – virão apenas da iniciativa privada, sem a necessidade de onerar o erário.  

De acordo com o presidente da Agetop, Jayme Rincon, a área de 18,5  alqueires em que se encontra o atual autódromo, na região sudeste de Goiânia, será destinada à empresa que vencer a licitação para a construção do novo autódromo. “Temos condições de construir um novo autódromo sem que o Estado desembolse nenhum tostão. Vários grupos já demonstraram interesse em participar do processo licitatório para ficar com a área do atual autódromo”. 
Durante a solenidade, Marconi fez questão de salientar que o governo estava apenas anunciando o início dos estudos para a construção do novo autódromo e não autorizando as obras. “O erário não será utilizado. Por meio de permuta da atual área, o Estado conseguirá construir um novo autódromo que atenda às exigências da Federação Internacional de Automobilismo.” 

Concluída a fase inicial de estudos para a realização do projeto, que deverá ocorrer em seis meses, o processo licitatório será aberto para as empresas interessadas. Rincon disse que o lance mínimo para concorrer será o preço da obra. A previsão é que o novo autódromo seja concluído dentro de 15 a 24 meses. Durante o tempo de construção, o governador informou que o Estado irá viabilizar a arrecadação de recursos, por meio da iniciativa privada, para fazer pequenos reparos no atual autódromo para que ele continue operando. 

A área da antiga Emater possui 160 alqueires, mas serão reservados 25 alqueires para o novo empreendimento. O arquiteto alemão Hermann Tilke, famoso por projetar circuitos da Fórmula 1, será o responsável pela elaboração do projeto. A nova pista terá cerca de  4,5 mil metros de extensão – ou mais, dependendo da concepção do projeto do arquiteto – e de 17 a 22 metros de largura. No atual, a pista possui 3,8 metros de extensão e cerca de 11 metros de largura na sua maior parte.
O novo autódromo terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas. O presidente da Agetop informou também que o público não terá dificuldades de acesso no local, já que a pista  será duplicada.

folha 11:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário